O Bahia derrotou nesta quarta-feira a Ponte Preta por 2 a 0 e se recuperou na Série A do Campeonato Brasileiro. O embate foi realizado em Campinas, interior de São Paulo.
Com o resultado, o time nordestino, que encerrou um jejum de quatro duelos sem triunfos no campeonato, foi a 16 pontos e torcerá pelos tropeços de Sport e Coritiba para sair da região do descenso ainda nesta rodada. Já os paulistas permaneceram com 20 pontos e em uma posição intermediária na classificação.
No próximo sábado, o Bahia, do técnico Caio Júnior, visitará o Náutico. No mesmo dia, a Ponte Preta, do treinador Gilson Kleina, medirá forças com o São Paulo, no Morumbi.
O jogo
A última partida de Souza pelo Bahia havia sido contra o Palmeiras na 12ª rodada. Na ocasião, o atacante marcou os dois gols da vitória. De lá para cá, o clube baiano não pôde contar com o jogador, que teve de cumprir uma suspensão de quatro confrontos por uma cotovelada, e, por coincidência, não venceu mais.
Contra a Ponte Preta, Souza precisou de dez minutos para comprovar que fez falta ao time. O centroavante foi buscar jogo na intermediária, tirou a marcação na hora de dominar e deu um belo lançamento para Gabriel. O atacante disparou, foi beneficiado pela falha de Uendel, e, com um arremate forte, inaugurou o placar no Moisés Lucarelli.
Os donos da casa não desanimaram. Aos 25min, Roger, completando 100 jogos pela equipe campineira, ganhou da zaga e, na entrada da área, foi derrubado. Marcinho cobrou rasteiro e exigiu boa defesa do goleiro Marcelo Lomba. Aos 45min, a Ponte Preta chegou novamente e criou a chance mais clara do primeiro tempo. Pela esquerda, Uendel cruzou na medida para Roger. Mas o atacante, mesmo livre de marcação, cabeceou fraco e para fora.
Na etapa complementar, os paulistas - há três jogos sem conseguir ganhar como mandante - partiram para cima dos adversários baianos. No entanto, os visitantes assustaram primeiro. Aos 12min, Gabriel arrancou pelo meio e achou Souza. O atacante girou e, de frente para o gol, mandou por cima.
A blitz da Ponte Preta se manteve. Aos 39min, Roger foi acionado e bateu na saída do goleiro. A bola bateu caprichosamente na trave. No rebote, Giancarlo chutou e viu Fabinho tirar em cima da linha.
Desesperados pelo empate, os anfitriões abriram espaço e Souza não perdoou. Aos 44min, depois de rápido contra-ataque, Lulinha tirou de Cicinho e encontrou o artilheiro, que decretou a vitória em Campinas. (Terra)