Com apenas 13 pontos, o time tricolor está em 17º. Já o clube rubro-verde, com 17, está em uma situação um pouco melhor. Na próxima rodada, enquanto os baianos buscarão reagir recebendo o Cruzeiro, os lusitanos medirão forças com o Botafogo na capital paulista.
O jogo
Derrotado pelo Grêmio na rodada passada e na zona de rebaixamento, o Bahia começou o duelo pressionado. Bastaram alguns passes errados para a torcida começar a pegar no pé. O atacante Júnior foi o principal alvo. Tal perseguição levou o técnico Caio Júnior a tirá-lo no intervalo, colocando no lugar Rafael.
O primeiro tempo foi monótono. A grande ocasião de gol ocorreu aos 36min, quando Bruno Mineiro empurrou para as redes após cruzamento. O tento, porém, foi anulado equivocadamente pela arbitragem, que assinalou impedimento.
Na segunda etapa, a partida ficou bem mais intensa. Os donos da casa acordaram e partiram para cima dos paulistas. Aos 7min, Hélder chutou e exigiu boa intervenção de Dida. Aos 15min, Rafael, livro dentro da área, cabeceou para fora.
Sem perder há quatro rodadas, a Portuguesa passou a apostar nos contra-ataques. Aos 3min, Ananias arrancou pela direita e cruzou para Bruno Mineiro, que dividiu com Marcelo Lomba. A bola foi rolando lentamente até a zaga do Bahia afastar em cima da linha.
A grande chance da equipe visitante, porém, ocorreu aos 27min. Moisés pegou uma sobra e, de fora da área, acertou o travessão. Quase o Bahia, que não conseguiu mais chegar à área adversária com perigo até o apito final, se complicou ainda mais.