Etíope acelerou no final da prova e conquistou a medalha de ouro
Foto: Reuters
A etíope Tiki Gelana conquistou a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Londres. Neste domingo, a corredora africana disparou no quilômetro final, marcou o tempo de 2h23min07 e garantiu o lugar mais alto do pódio na capital do Reino Unido. De quebra, Gelana quebrou o recorde olímpico da modalidade em 7 s - a marca perdurava desde Sydney 2000, quando a japonesa Naoko Takahashi registrou o expressivo tempo na disputa.
A prova foi marcada por total domínio de atletas africanas e foi decidida nos metros finais. Gelana disputou a ponta quase o tempo todo com as quenianas Mary Keitany Edna Kiplagat e Priscah Jeptoo. A russa Tatyana Petrova era a "intrusa" que também integrou o pelotão principal da corrida. No final, Jeptoo ficou com a prata, depois de 2h22min12. O bronze foi obtido por Petrova, que cruzou os pouco mais de 42 km 22 s atrás da vencedora. A brasileira Adriana Aparecida da Silva registrou o tempo de 2h33min15 e ficou apenas com a 47ª colocação.
Prova com maior número de atletas inscritos entre as competições de atletismo, a maratona feminina inovou e não terminou no Estádio Olímpico pela primeira vez na história. Com boa parte dos cartões-postais de Londres como fundo, 119 atletas de 57 países percorreram os 42.195 m.
Tanto a largada quanto a chegada tiveram como cenário o The Mall, avenida que liga o Palácio de Buckingham, residência da monarquia britânica, a Trafalgar Square. Pontos turísticos como o Big Ben e o Rio Tâmisa, além de prédios históricos como o Parlamento Britânico, os prédios do governo, em Westminster, e a catedral de St Paul serviram de pano de fundo para a disputa.
Outra novidade foi que o percurso foi feito em dois circuitos, No primeiro, as maratonistas passaram por 3.571 m para sair da área do The Mall. Depois, passaram três vezes por um percurso de 12.875 m.
Milhares de londrinos ignoraram a chuva que caiu em parte da prova e acompanharam a maratona nas ruas. Com temperatura média de 20ºC, as competidoras largaram debaixo de forte chuva, que durou cerca de 20 minutos. Depois o tempo ficou mais estável, até que o sol prevaleceu e marcou os quilômetros finais da corrida.