O sétimo dia das Olimpíadas de Londres 2012 reservou uma grande decepção para o Brasil. Com uma derrota por 2 a 0 para a seleção japonesa, atual campeã do mundo, a seleção brasileira está eliminada do torneio olímpico de futebol feminino. É o pior resultado do país na modalidade em toda a história.
O Brasil conseguiu criar poucas chances no primeiro tempo, a maioria logo no início do jogo, mas em nenhum momento ameaçou gravemente a goleira Miho Fukumoto. Aos 26 minutos, Yuki Ogimi fez o gol que colocou as japonesas na frente.
Na segunda etapa, o cenário pouco mudou. Precisando do empate, o Brasil tentava ir para cima da defesa asiática, mas o Japão conseguia manter sua defesa segura sem dificuldades, até que, aos 28, Shinobu Ohno fez o segundo e praticamente garantiu a vitória. Daí para a frente, as japonesas só precisaram fazer o tempo passar para garantir presença nas semifinais olímpicas pela segunda vez seguida.
Desde que o futebol feminino foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos, em 1996, este é o pior resultado do Brasil. Nas edições de 1996 e 2000, o país foi derrotado nas semifinais e terminou no 4º lugar. E em Atenas 2004 e Pequim 2008 perdeu dos Estados Unidos na decisão, conquistando duas medalhas de prata.
Com a vitória sobre as brasileiras, o Japão vai encarar a França, que venceu a Suécia por 2 a 1. Do outro lado da chave, os Estados Unidos também garantiram presença nas semifinais ao bater a Nova Zelândia por 2 a 0 e vão enfrentar as vencedoras do confronto entre Grã-Bretanha e Canadá.