A presidente Dilma Rousseff discutiu, na tarde desta quarta-feira, a crise econômica e Olimpíada com o primeiro ministro britânico, David Cameron, em encontro na residência do representante do governo inglês, em Londres. Em declaração oficial antes de se reunirem a portas fechadas, Dilma elogiou a organização inglesa para os Jogos Olímpicos e disse que o Brasil pode aprender com os atuais anfitriões da principal competição esportiva do mundo.
"Estou feliz de estar aqui em Londres para assistir à abertura das Olimpíada, sobretudo por ser uma ocasião especial em que o Brasil sediará a próxima. É uma grande oportunidade para aprendermos com a experiência do Reino Unido, que está fazendo um trabalho brilhante de recepção dos convidados internacionais", afirmou a presidente.
Cameron exaltou a possiblidade de os dois países debaterem e firmarem acordos sobre diferentes temas, especialmente em relação aos Jogos Olímpicos.
"É uma boa oportunidade de conversar sobre vários assuntos, sobretudo Olimpíadas, porque o Brasil é o próximo país-sede. É uma boa chance de cooperação entre os dois países, e desenvolvimento de laços sobre grande variedade de temas", declarou.
A presidente do Brasil esteve acompanhada dos ministros de Relações Exteriores, Antônio Patriota, da Educação, Aloizio Mercadante, do Esporte, Aldo Rebelo, além do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Na reunião, também serão abordados temas envolvendo acordos de cooperação tecnológica.
Dilma e Cameron posaram para imagens na chegada e não deram declarações à imprensa. Os dois voltarão a se encontrar na recepção que a Rainha Elizabeth II dará no Palácio de Buckingham, antes da Abertura dos Jogos Olímpicos, na próxima sexta. De lá, todos assistirão à cerimônia no Estádio Olímpico de Londres.
A situação econômica das grandes potências foi tema do encontro justamente no dia em que foi anunciada a terceira retração seguida da economia do Reino Unido. No segundo trimestre, o PIB britânico recuou 0,7%, mantendo o quadro de recessão que já se confirmara nos três meses anteriores.
Depois da visita, Dilma segue para o lançamento do novo filme promocional que a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) vai divulgar no exterior. A peça publicitária tem como mote o novo momento do País e explora o fato de o Brasil sediar as duas próximas competições esportivas do planeta: a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.