vide
Neymar é um grande jogador ou não passa de uma fantasia? Eis a questão
Foto: GP
Eis os Jogos Olímpicos de Londres 2012 ! Já, na telinha.
A cada Olimpíada caem sob os ombros tupiniquins as mesmas perguntas:
- Seremos capazes de conseguir medalhas no tanto do nosso tamanho, da grandeza que imaginamos ter ? Quantas ?
- Em que tipos ou modalidades de esporte ? Jogos coletivos ou individuais ? Homens ou mulheres ?
- Jodô, ginástica, natação, iate, boxe ... ou vôlei de praia, de quadra, futebol feminino, basquete ... quiçá, maior expectativa, o futebol masculino.
Pois é, vosmecê sabia ?
Nunca conseguimos o título, não temos uma só medalha de ouro no futebol em toda a história dos Jogos Olímpicos !
Logo nós, que somos penta-campeões mundiais e nos ufanamos de jogar ‘o melhor futebol do mundo'... Embora, sabemos todos, o melhor futebol do mundo hoje se joga num certo país chamado Espanha, numa certa região conhecida como Catalunha, onde fica Barcelona, cidade do timaço de Xavi, Iniesta, Messi, Puyol, Casillas, Piqué, Busquets... Espanha, diga-se, que é a atual Campeã do Mundo e bi-campeã da Europa, exibindo um futebol de dar água na boca.
Sei, tem muito brasileiro que ainda dá ‘muxoxos' diante do sutil e traiçoeiro toque de bola espanhol.
Mas, o que temos hoje em campo além do promissor Neymar ? Um Corinthians burocrático, Campeão da Libertadores e ... mais o quê ?
*
Voltemos então aos Jogos de Londres. Jogamos todas as nossas esperanças para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, nos pés dos chamados ‘meninos de Mano Menezes' que estão passando por uma definitiva ‘prova de fogo' nessas olimpíadas. Ou seja, ou ganham uma medalha de ouro e dão show, consagram-se, reacendem nossas esperanças no hexa em 2014 , ou ... nos afundamos na crise em que já estamos e que tem nomes e questões definidas.
A ver :
- Neymar é mesmo o que se acha, ou ... não passa de um blefe, uma fantasia ?
Tá, ele joga bonito, possui uma surpreendente habilidade, tem bom repertório, é dotado de boa técnica, mas ... em termos de competitividade Neymar precisa comprovar que é um atleta decisivo. Ainda não demonstrou isso, sobretudo na seleção. O atual Neymar, nos seus 20 anos, não chega a um Cristiano Ronaldo e está muuuito longe de ser um Messi. Pode até chegar lá, até tornar-se melhor que o ‘gajo', pode até superar o ‘pulga' hermano, mas ... vai ter de provar isso em campo, decidindo, jogando muito mais do que tem feito.
A essa altura, nem sei mais se ele é, ‘de mermo' , o melhor, o mais eficiente jogador brasileiro. Porque Neymar parece cuidar mais dos cabelos, do marketing, das publicidades, das neymarzetes do que do próprio futebol em campo. A bola, parece, é apenas seu brinquedo de fazer fortuna.
Daí ... essas Olimpíadas tornaram-se, para Neymar, nossa maior revelação dos últimos tempos e grande esperança para 2014, uma questão de honra. Afinal, quem é Neymar ¿ Até onde vai seu futebol, o que se pode esperar dele ¿
E do Ganso, e do Oscar, do Leandro Damião, Pato ¿ E o tal Hulk ¿ Serão esses os ‘caras' pra Copa 2014¿
Ou seja, acabada a Olimpíada ... a depender do resultado dos jogos, teremos um esboço, uma base de time para a Copa... Ou vamos ter de começar tudo outra vez, do zero, inclusive com um novo treinador.
Porque, até agora, o nosso simpático Mano Menezes mostrou-se muito bom de papo, de entrevistas, revelou-se um ótimo conciliador de interesses (da CBF, clubes, empresários...) e um opaco treinador de bola.
Convoca equivocadamente, escala o óbvio, mantém-se num esquema superado de jogo - com dois marcadores sem bom passe no meio campo, um armador apenas, marcável, dois atacantes pelos lados com obrigação de voltar fechando o meio campo e apenas um homem solitário enfiado, brigando, trombando com a zaga adversária, no sacrifício, às vezes sem ver a cor da bola. Manjado demais, antigo. Mano Menezes tem mexido mal no time durante as partidas, parece que não enxerga o que está acontecendo em campo, e mostra-se com pouca imaginação, não ousa.
O time dele não tem jogadas de linha de fundo, não se movimenta na frente para abrir espaços que permitam o passe rasteiro aprofundado no vazio em busca da velocidade do atacante... nada, nada acontece.
O resultado é que os ‘talentos' de sua equipe (?) não acham espaço para brilhar e o esquema tático, previsível, fica enquadrado, emparedado na marcação do adversário. Só em jogadas individuais podemos conseguir algum resultado. As artes de Neymar, sozinho e preso do lado esquerdo do ataque, com marcação dura em cima, vão resolver ... será ?
Mais ainda. Defensivamente, nossa lateral direita continua uma incógnita e o zagueiro de área pela esquerda, Juan, é fraco, lento, verde, vulnerável... e será ele a fazer a cobertura das subidas (boas, sempre) do lateral esquerdo Marcelo. Aì mora o perigo. Lembra por onde Messi destroçou o Brasil naqueles 4 x 3 recentes ¿ Por ali, naquele espaço. Tiago Silva, um ótimo zagueiro, será suficiente pra segurar o tranco, só ¿
Não quero ser pessimista, torço pelos moleques canarinhos, mas ...
Se não vier o ouro ... vai ter muito siri na lata !
*
(zédejesusbarreto, jul2012 - de Luanda, Angola)