Com o título, o espanhol superou sueco Bjorn Borg, que era o único homem com seis troféus do Grand Slam francês.
O tenista, número dois do ranking mundial, já havia conquistado o título em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011. Em 2009, interrompendo a sequência de títulos de Nadal, Roger Federer foi campeão ao bater Robin Soderling na final.
O jogo foi encerrado nesta segunda-feira após ser interrompido por duas vezes no domingo em virtude da chuva.
Na primeira paralisação, no segundo set da partida, Nadal vencia por 1 a 0 (6/4) e já havia aberto 4/3 no set seguinte.
Quando a chuva voltou, o placar estava em 2 sets a 1 para Nadal, enquanto Djokovic liderava o quarto set por 2 games a 1.
Nadal quebrou o saque de Djokovic no 12º game. O jogo foi encerrado com uma dupla falta do sérvio.
Djokovic, que ainda se mantém no topo do ranking mundial, tentava conquistar o único Grand Slam que faltava em sua carreira. Ele já venceu o Aberto da Austrália, Aberto dos EUA e Wimbledom.
Se vencesse em Roland Garros, Djokovic seria o primeiro homem desde o australiano Rod Laver, em 1969, a vencer quatro Grand Slams consecutivos.
O JOGO
Rafael Nadal começou a partida com um jogo agressivo. Quebrou o saque de Djokovic e, em seguida, abriu 3 a 0 no primeiro set. O sérvio decidiu entrar na partida no quarto game, quando devolveu a quebra de serviço e mudou sua estratégia dentro da quadra.
Os outros games foram mais disputados, com direito a um belo lob (lance no qual a bola passa por cima do adversário) de Djokovic. Mas, numa rebatida cruzada fulminante, o espanhol definiu o set em 6/4.
Nos momentos iniciais do segundo set, Rafael Nadal continuou mostrando porque é um especialista em Roland Garros. Outra quebra de saque e dois games de vantagem.
Djokovic não se entregou. Com outro lindo lob, empatou o set em 2 a 2, para, logo depois, passar à frente nas parciais pela primeira vez na partida: 3 a 2.
Nadal, no entanto, não deixou a vantagem se ampliar. Voltou a sacar bem e, com um ace, empatou em 3 a 3.
Nos erros do oponente, o espanhol aplicou nova quebra de serviço, virou em 4 a 3 e abriu 2 games de vantagem no instante em que a chuva paralisou a partida.
Quando a chuva deu uma trégua, os jogadores voltaram à quadra Philippe Chatrier, em Paris. Mesmo com a paralisação, Nadal não perdeu o ritmo, quebrou outro saque de Djokovic e encerrou o segundo set em 6/3.
O terceiro set dava indícios de que a história do jogo se repetiria. Rafael Nadal confirmou seu serviço, conseguiu nova quebra e abriu 2 a 0, como nos sets anteriores.
Djokovic, porém, cresceu na partida e também mostrou ao público a razão de ser o atual número 1 do mundo. Em jogadas de fundo de quadra, saques arrasadores e golpes precisos, conseguiu virar o placar e fechar o terceiro set em 6/2.
Errando mais do que o normal, o espanhol, enfim, perdeu seu primeiro set em Roland Garros-2012.
O sérvio voltou para o quarto set com a mesma determinação e quebrou o serviço de Nadal. Pela segunda vez, a chuva interrompeu a partida e os jogadores se dirigiram ao vestiário. No momento da paralisação, Djokovic vencia por 2 a 1.
Nesta segunda-feira, Nadal recuperou a quebra no quarto game. O jogo seguiu equilibrado até o 12º game, quando Djokovic cometeu uma dupla falta e perdeu a partida.