O jamaicano Usain Bolt venceu, nesta quinta-feira, os 100 m rasos na etapa de Oslo, na Noruega, a terceira rodada da Liga Diamante, com o tempo de 9s79, e confirmou a evolução na temporada, superando seu compatriota Asafa Powell na liderança da competição.
O campeão olímpico e recordista mundial, que teve uma estréia decepcionante no ano, quando venceu o Meeting de Ostrava, com o tempo de 10s04, já havia corrido na casa dos 9s7 na semana passada, na etapa de Roma da Liga Diamante, fazendo 9s76.
Nesta quinta-feira, o pódio foi formado inteiramente por atletas da Jamaica. Powell ficou na segunda colocação, com 9s85, seu melhor tempo no ano, seguido por Lerone Clarke, com 10s10.
Com o resultado Bolt somou mais quatro pontos e alcançou os mesmos oito obtidos por Powell na Liga Diamante, mas, com uma vitória a mais, ficou com o primeiro lugar. O homem mais rápido do mundo não competiu na etapa de Shangai, quando seu principal rival ficou na primeira colocação.
Outros resultados da etapa
de Oslo da Liga Diamante
A australiana Sally Pearson confirmou o favoritismo nos 100 m com barreiras feminino, ficando com o ouro com o tempo de 12s49, a melhor marca da atual temporada e o novo recorde da competição. A atual campeã do mundo na distância controlou a corrida desde o princípio e superou a americana Kristi Castlin (12s56) e a britânica Tiffany Porter (12s70), que completaram o pódio. A britânica Jessica Ennis queimou a largada e acabou desclassificada da prova.
Também houve a melhor marca mundial do ano nos 400 m com barreiras masculino. Javier Culson, de Porto Rico, foi o primeiro colocado com o tempo de 47s92, à frente de Jehue Gordon (48s78), de Trinidad e Tobago, e do americano Justin Gaymon (48s97). O atual campeão mundial da distância, o britânico David Greene, ficou no quarto lugar, com 48s98.
O bicampeão olímpico de lançamento de dardo, o norueguês Andreas Thorkildsen, ficou apenas com a terceira colocação em Oslo, com a marca de 82,30 m. O vencedor, com o melhor lançamento do ano (88,11 m) foi o tcheco Vitezslav Vesely, e prata foi para o turco Fatih Avan (83,82 m).
Com informações da EFE