Esporte

VITÓRIA GOLEIA IPATINGA (4X0) E ENFRENTA INVICTO AMÉRICA NA TERÇA, 5

vide
| 02/06/2012 às 18:28
Neto Baiano deixou o seu como lembrança para o Ipatinga
Foto: Arisson Marinho

Se alguém esperava jogo difícil para o Vitória, após a má atuação contra o Criciúma, na terça, se enganou. Neste sábado (2), o Vitória estreou no Barradão nesta Série B com o pé direito: teve um início de partida arrasador e venceu o Ipatinga por 4 a 0, com gols de Marquinhos, Tartá, Neto Baiano e Dinei. Os mineiros seguem com o tabu de não marcar no Barradão - perdeu uma vez também por 4 a 0 e empatou outra por 0 a 0.

a terça, tanto rubro-negros quanto alviverdes farão partidas atrasadas da segunda rodada. O Vitória recebe o invicto América-RN, que venceu suas três partidas na Série B e é uma das surpresas da competição. Já o Ipatinga visita o Atlético-PR, um dos favoritos ao acesso, que venceu duas partidas e tem seis pontos.

O jogo

Os problemas de criação verificados na má atuação da terça-feira, contra o Criciúma, quando o Vitória foi totalmente dominado pela equipe catarinense, foram bem corrigidos por Paulo César Carpegiani. Desde o início da partida, o Vitória criou bastante desde o primeiro minuto e encurralou o Ipatinga.

Com menos de 10 minutos de jogo, o Vitória já vencia por 2 a 0. Aos 4, Eduardo Ramos recebeu bom passe no lado esquerdo da área e apenas tocou para Marquinhos, sozinho na frente do goleiro, concluir de primeira. Dois minutos depois, Neto Baiano quase marca o segundo. Leão partiu em contra-ataque com Marquinhos, mas o toque para o artilheiro foi cortado por Gasparetto justo quando ele se preparava para apenas completar para o gol vazio.
 

Aos 8, veio o segundo rubro-negro: Tartá aproveitou erro da defesa, roubou do zagueiro Azevedo, avançou e ainda teve tempo de escolher o cantopara marcar. A defesa mineira parecia atordoada e obrigou o técnico Ney da Matta a mexer no time muito cedo, aos 11. O zagueiro Azevedo deixou o gramado, substituído pelo Volante Éverton. Pedrão foi para a defesa.

Mesmo com a alteração, o Vitória continuava mandando no jogo. Aos 14, Neto Baiano, de letra, quase aproveitou cruzamento de Mansur. Seu toque de classe passou raspando a trave. O Leão teve mais duas chances nos minutosd seguintes, com Eduardo Ramos e Neto Baiano, mas a zaga do Ipatinga esteve mais atenta.

Aos 36 minutos, o Ipatinga teve sua única chance na primeira etapa. Depois de receber bom passe de cabeça de Tiago Pereira, Márcio Diogo errou tentativa de completar de cabeça, mas a bola passou perto. Aos 39, Marquinhos aproveitou uma furada de Gasparetto e cabeceou com perigo, para a boa defesa de Bruno.


O Ipatinga voltou mais ofensivo, com a entrada do atacante Djavan, baiano de Feira de Santana, no lugar de Márcio Diogo, que vinha mal. Só que foi o Vitória quem fez mais um. Aos 3 minutos, Neto Baiano aproveitou erro de tempo de bola do zagueiro Gasparetto e fuzilou, sem chances para Bruno, marcando seu 33º gol no ano. Aos 4, Tiago Pereira perdeu duas chances para o Ipatinga, sendo bloqueado por Rodrigo e, no rebote, chutando para fora. Ruy vinha em melhores condições para o arremate, mas o atacante foi fominha.


O Leão voltou a ter boas chances, em contra-ataques, mas não finalizou ao gol, por erros do último passe. A melhor chance acabou aparecendo apenas aos 25. Geovanni havia entrado no lugar de Eduardo Ramos, melhor em campo e que acabou substituído por cansaço e, em cobrança de falta, quase mandou no ângulo.

Quem também entrou bem foi Ananias, aos 30. Em sua primeira chance, aos 32, mandou chute forte da entrada área, assustando Bruno. Se fosse regra de que todo reserva do Leão que entrasse em campo levasse perigo, Dinei estava feito. Depois que entrou no lugar de Neto Baiano, teve uma chance na primeira vez que tocou na bola. Recebeu passe de Tartá e calibrou o pé, mandando no cantinho de Bruno para fazer o quarto gol rubro-negro, dando números finais ao jogo.

Vitória 4x0 Ipatinga - Quarta rodada da Série B 2012
Data: 02/06/2012 (sábado), às 16h20
Local: estádio Barradão, em Salvador
Arbitragem: Ítalo Azevedo (RN), auxiliado por Luiz Carlos Bezerra (RN) e Lourival Flores (RN)

Vitória: Douglas; Gabriel Paulista, Victor Ramos, Rodrigo e Mansur; Rodrigo Mancha, Michel (Ananias), Eduardo Ramos (Geovanni) e Tartá; Marquinhos e Neto Baiano (Dinei). Técnico - Paulo Cesar Carpegiani

Ipatinga: Bruno; Ruy (João Neto), Gasparetto, Azevedo (Éverton) e Chiquinho; Leanderson, Leandro Brasília, Pedrão e Wellington Bruno; Márcio Diogo (Djavan) e Tiago Pereira. Técnico - Ney da Matta (Texto Correio)