Pela primeira vez na carreira Serena Williams foi eliminada na primeira rodada de um Grand Slam. Número 5 do mundo, a americana que vinha em grande fase foi surpreendida pela francesa Virginie Razzano, a 115. A vitória veio de virada com grandes contornos dramáticos por 2 sets a 1 em mais de três horas de partida: 4/6, 7/6 (7-5) e 6/3.
Williams tinha o jogo nas mãos no tie-break do segundo set, no qual liderava por 5-1. Com 5-2, ela chegou a paralisar um ponto, errando ao considerar que a bola tivesse sido fora; depois de perder aquele ponto, iniciou um apagão que culminou com uma rápida vantagem de 5/0 para Razzano na terceira parcial.
No momento de fechar a partida, porém, a francesa sentiu a pressão. Para piorar, ela ainda perdeu dois pontos em polêmicas chamadas de "hindrance" por ter gritado enquanto batia na bola, supostamente atrapalhando a adversária. Apoiando a jogadora da casa, o público foi à loucura e começou a vaiar a árbitra de cadeira.
Permitindo a reação de Serena, Razzano só confirmou a vitória em um longuíssimo game no qual desperdiçou sete match-points, um deles em uma dupla-falta muito longe da linha do T. Mesmo sofrendo com cãibras que prejudicavam sua movimentação, a francesa seguiu insistindo e acreditando.
Em um erro de forehand da americana, a francesa finalmente pôde comemorar o surpreendente êxito, que encerra uma sequência de Williams. Em 46 participações anteriores em Grand Slams na modalidade individual, a americana jamais havia se despedido em sua estreia.
Serena, 30 anos, soma 13 títulos de simples de Grand Slams na carreira. Ela vivia grande fase na temporada, com 17 vitórias seguidas. Seu último revés havia ocorrido nas quartas de final do WTA de Miami, em março passado, diante da dinamarquesa Caroline Wozniacki.
Desde então, a americana foi campeã em Charleston e Madri e semifinalista em Roma, sempre atuando no saibro. Na capital italiana, ela alegou dores nas costas e concedeu um W.O. para a chinesa Na Li. Na volta às quadras, viu encerrado precocemente o sonho do segundo título em Roland Garros - o único até aqui veio em 2002.
Razzano, por sua vez, viveu um dos grandes dias de sua vida. A tenista, 29 anos, chegou a ser a número 16 do mundo em 2009, mas despencou no ranking. Ela foi eliminada na estreia no Aberto da França no ano passado e jamais chegou às oitavas de final.
Sua próxima rival na competição será a holandesa a holandesa Arantxa Rus, 97ª colocada da lista da WTA. Rus superou a americana Jamie Hampton, a 87ª, em sets diretos de 6/4 e 6/3.