Esporte

BAHIA ACUMULA 6 JOGOS SEM VITÓRIA E PREOCUPA, POR ZÉDEJESUSBARRETO

vide
| 27/05/2012 às 19:28
Rafilha do SP e Júnior Baiano do Bahia disputam a bola
Foto: Alex Silva
Mesmo sem jogar uma má partida no Morumbi, no fim da tarde de domingo, o Bahia perdeu mais uma uma: tomou 1 x 0 do São Paulo, gol de Luis Fabiano, e agora acumula seis jogos sem vencer (dois pelo Baianão, dois pela Copa do Brasil e dois pelo Brasileirão), uma sequência de jogos cruel, com viagens, sem descanso nem tempo para treinar.

A tabela de jogos também não alivia: o próximo duelo é ainda fora de casa, no interior de Minas, contra o Atlético que, neste domingo, ganhou do Corínthians por 1 x 0. É mais uma dureza! O elenco tricolor tem um refresco, uns dias de descanso, e para o próximo jogo deve já contar com um ou dois atletas (Coelho, William Mateus, laterais) tidos como titulares e que estavam machucados há um bom tempo.

*

O jogo foi equilibrado. O time paulista com mais posse de bola, mais domínio do meio campo, e o tricolor baiano mais fechado, buscando os contragolpes mas errando muitos passes na passagem para o campo ofensivo.

O primeiro tempo foi morno, com poucos lances de área e de emoção. Aos 14 minutos Luis Fabiano arriscou de fora, e aos 16 e 18' Maicon perdeu chances de dentro da área. O Bahia marcou muito e atacou pouco. O primeiro chute foi aos 24', com DIones pegando de fora da área, por cima. O melhor chute foi de Lulinha, aos 35', de fora da área e rasteiro, obrigando Denis a espalmar, no rodapé.

A segunda etapa foi melhor, mais aberta, com os dois times tentando golear. Leão, o treinador do SP, impôs velocidade com a entrada de Fernandinho e Osvaldo, forçando mais as laterais. O Bahia, por problema físico, trocou Helder (que jogava improvisado na lateral esquerda) por Jerley; e foi pelo lado esquerdo defensivo que o São Paulo chegou mais e marcou aos 12 minutos, com Luis Fabiano pegando um rebote de ótima defesa de Lomba, dentro da pequena área (Donato , pra variar, não chegou junto).
Antes do gol, o Bahia com Lulinha e Júnior que limparam de fdrente mas bateram fraco, nas mãos do goleiro. Lomba fez boas defesas e chutes de Cìcero e Jadson, e assediou.

O tricolor baiano tentou com Magno, que fez boa jogada e bateu por cima e, aos 43' com Lulinha (de biclicleta), aos 45' num belo chute de Fahel que Denis foi buscar, espalmando no ângulo. Aos 46', quase o SP amplia.

**

Destacaram-se no Bahia o goleiro Lomba, como sempre, o zagueiro Titi, Fahel e, sobretudo, Lulinha. No São Paulo, Jadson, Cícero e Luis Fabiano, o artilheiro.
Falcão, nos microfones, disse que não gostou do resultado, óbvio, achou injusto, mas elogiou a disposição dos jogadores que brigaram, lutaram, tentaram até o final o melhor resultado. Tudo bem, mas o fato é que o time precisa começar a ganhar seus jogos ou ... começa a habitar entre os últimos lugares da tabela de classificação, o que não é nada bom. Os quatro últimos, no final, caem para a segundona. Está longe, tem muito jogo ainda, mas... esses pontinhos não ganhos no começo fazem muita falta lá adiante.

O torcedor anda preocupado, cobra resultados e quer contratações. A prioridade é renovar com o goleirão Lomba! Rafael Donato parece difícil renovar. O veterano Zé Roberto, o mais caro jogador do clube, não entra em forma. Junior não tem mais força física, perdeu o arranque com a idade (36 anos) e o atacante Ciro até agora não mostrou nada de bola para jogar no Bahia. Como Souza faz falta, vejam só. É necessário um meia esquerda, urgente, que cadencie, passe bem e chute de fora. Mas quem? Com que dinheiro?

**
Segundona

Pela série B, o Vitória enfrenta o Criciúma, lá no Sul do país, na terça-feira. O time catarinense é um dos favoritos para ficar entre os primeiros classificados . No sábado o Criciúma enfiou um 4 x 3 no Bragantino, em Bragança Paulista. Jogo duro.

**
Seleção

Na quarta-feira, a seleção brasileira joga contra os EEUU, com Neymar em campo. O time de Mano Menezes venceu bem a Dinamarca, no sábado (sem Neymar), com uma bela atuação de Hulk (fez dois gols, o segundo de bela feitura), com Oscar em lugar de Ganso e marcando forte, na frente. A seleção norte-americana, na noite de sábado, enfrentou a Escócia e goleou (5 x 1) , jogando um futebol aguerrido e objetivo. Um bom teste, um bom treino para o escrete verde-amarelo que está se ajustando para os jogos olímpicos de Londres, no começo do segundo semestre.