O Grêmio deu um importante passo rumo à semifinal da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo virou e venceu o Bahia por 2 a 1, no Estádio do Pituaçu, em Salvador, e obteve grande vantagem para a segunda partida na próxima semana. Com o resultado, a equipe gaúcha pode até perder por 1 a 0 dentro de seu estádio quem ainda assim passa de fase na competição nacional.
As duas equipes voltam a se encontrar na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Quem se classificar neste confronto, encara o vencedor de Atlético-PR x Palmeiras, que disputaram a primeira partida nesta quarta-feira, em Curitiba, e ficaram no empate por 2 a 2.
O jogo
Apesar de atuar fora de casa, o Grêmio começou a partida pressionando o Bahia. E assustou Marcelo Lomba logo com 6min de jogo. Após falha de Titi, André Lima ajeitou e Marcelo Moreno arrematou para boa defesa do goleiro baiano. Depois, aos 19, Pará serviu Léo Gago, que soltou a bomba de fora da área e Marcelo Lomba teve de espalmar para escanteio. Passada a pressão inicial dos gaúchos, o Bahia aproveitou jogada rápida para abrir o placar.
Aos 21min, Gabriel disparou pela direita e cruzou. O goleiro Victor evitou o gol contra de Gilberto Silva, mas Júnior completou para as redes na sequência: Bahia na frente. A resposta do Grêmio aconteceu três minutos depois, aos 24. Edilson chegou à linha-de-fundo e cruzou para trás. Marco Antônio pegou de primeira, mas mandou à direita do gol, com muito perigo. O Grêmio tinha a posse de bola, mas não conseguia criar boas chances para finalizar.
A equipe gremista só conseguiu criar uma boa oportunidade aos 33min. André Lima chutou forte do bico da área e Lomba espalmou. No rebote, Marcelo Morena concluiu e o goleiro do Bahia rebateu novamente. Dominando o duelo, o Grêmio chegou ao empate aos 38min. Fernando cobrou falta da intermediária, a bola desviou na barreira e enganou Marcelo Lomba: 1 a 1. E a primeira etapa terminou assim.
O segundo tempo começou com um susto para a torcida gremista. Aos 3, Diones bateu falta para a área, Victor saiu mal do gol, mas a bola passou à esquerda da meta. O Bahia, com outra postura, voltou mais ofensivo e passou a dominar as ações. Aos 19, Júnior fez boa jogada, penetrou na área e cruzou. Lulinha driblou Victor, mas perdeu o ângulo para finalizar, desperdiçando a chance.
Apesar do Bahia dominar a segunda etapa, foi o Grêmio que marcou aos 28min. Após escanteio, a bola sobrou para Léo Gago. Ele cruzou da esquerda para a área, Marcelo Lomba deu um tapa na bola e Marco Antônio aproveitou a sobra para arrematar para o gol. A vantangem deu novo ânimo ao time gaúcho. Aos 33min, André Lima serviu Leandro na área, mas a finalização do gremista desviou em Titi e passou raspando o poste direito. Depois, o Grêmio chegou em dois escanteios seguidos.
No primeiro, Titi quase fez contra. No segundo, André Lima cabeceou com perigo sobre o gol de Lomba. Aos 37, Marquinhos foi acionado na área, mas Rafael Donato evitou o arremate. O Bahia sentiu demais o segundo gol sofrido e não conseguiu incomodar mais a meta de Victor. O Grêmio vence bem e traz boa vantagem para segundo duelo no Olímpico.
Ficha técnica
BAHIA 1 x 2 GRÊMIO (Terra)