A vitória desta quarta, liderada pelo alemão Ozil, elevou o Real aos 94 pontos, contra 87 do Barcelona - que horas antes havia derrotado o Málaga por 4 a 1. A diferença, ao final desta jornada de meio de semana do Espanhol, confirmou o título dos madrilenos uma vez que a equipe azul-grená poderá alcançar no máximo 93, caso vença os dois compromissos restantes (contra Espanyol e Betis, respectivamente pelas rodadas 37 e 38).
Este foi o segundo título do Real sob o comando de José Mourinho, que na temporada passada conquistou a Copa do Rei. A última conquista merengue na Liga havia sido em 2007/08, sob o comando do alemão Bernd Schuster e antes mesmo da contratação de Cristiano Ronaldo - aquele Real Madrid campeão espanhol tinha em seu elenco jogadores como o zagueiro italiano Fabio Cannavaro, os meias holandeses Wesley Sneijder e Arjen Robben e os brasileiros Júlio Baptista e Robinho.
Com uma campanha de 30 vitórias, quatro empates e duas derrotas nos 36 jogos já concluídos até agora, o Real Madrid não tomou conhecimento do Athletic de Bilbao, comandado pelo argentino Marcelo Bielsa e finalista da Liga Europa. Contra uma equipe mais focada no torneio continental, o time da capital não demorou para abrir o marcador, apesar de ter passado por um susto no começo da partida.
Pressionando o rival basco, o Real conseguiu um pênalti aos 11min, quando Javi Martínez bloqueou com a mão uma cabeçada de Sergio Ramos. O astro português Cristiano Ronaldo partiu para a cobrança, mas bateu mal, com pouca força e no centro do gol, facilitando para o goleiro Irairoz realizar a defesa com os pés e manter o placar no zero.
Ainda assim, o argentino Higuaín tratou de fazer um golaço cinco minutos depois para dar tranquilidade ao Real: ele recebeu de Ozil, se livrou da marcação e bateu de fora da área, no canto e com força, sem chances para o goleiro do Bilbao. Empolgada, a equipe de Mourinho ampliou aos 20min, com Cristiano Ronaldo cruzando rasteiro e Ozil deslocando de canhota para a rede.
O placar só se manteve em 2 a 0 até a conclusão do primeiro tempo por conta de duas bolas na trave, já no final da etapa. Primeiro foi o Bilbao, que acertou o travessão aos 36min com San José, após Casillas já ter feito uma importante e complicada defesa em uma falta cobrada por Pérez. No minuto seguinte, Ozil arriscou de fora da área e a bola resvalou na barra antes de sair pela linha de fundo.
Na segunda etapa, o Real Madrid manteve o domínio na partida e controlou a vitória do título da Liga. A tranquilidade merengue ficou ainda maior aos 5min, quando Cristiano Ronaldo apareceu bem na pequena área e cabeceou firme para fazer o terceiro dos madrilenos após escanteio cobrado por Xabi Alonso.
Além da diferença confortável no marcador, a vida do Real ficou ainda mais fácil graças à expulsão de Javi Martínez, em uma decisão polêmica da arbitragem, que entendeu que houve intenção em mais um toque de mão do meio-campista do Bilbao. Ainda assim, ele acumulou o segundo cartão amarelo e deixou o Athletic com um homem a menos em campo aos 27min.
Com 11 jogadores contra dez do adversário e três gols de frente, o Real Madrid apenas fez o tempo passar até a confirmação da vitória e do título do Espanhol. Fora das decisões da Liga dos Campeões da Europa e da Copa do Rei, o clube merengue agora voltará suas atenções para a permanência de José Mourinho, frequentemente especulado para assumir outras equipes pela imprensa europeia. Antes, ainda cumpre tabela no torneio nacional contra Granada e Mallorca.