Esporte

FELIPE MASSA MARCA DOIS PONTINHOS NO BAHREIN E TEM FUTURO AMEAÇADO

vide
| 22/04/2012 às 10:02
Felipe Massa passa por momento dificil em sua carreira
Foto: Reutrs
O sinal de "nº 1", gesto tradicional do bicampeão Sebastian Vettel, está de volta. Após resultados discretos no início da temporada, o alemão da RBR venceu o GP do Bahrein, quarta etapa do campeonato, subiu ao alto do pódio pela primeira vez em 2012 e, de quebra, assumiu a liderança do Mundial de Fórmula 1, com 53 pontos, quatro a mais que Lewis Hamilton da McLaren, que havia desembarcado em Sakhir na ponta.
 
O desempenho de Vettel lembrou a hegemonia apresentada por ele com sua RBR no ano passado. Soberano, o jovem piloto largou da pole position e liderou praticamente toda a prova. O alemão chegou a ser pressionado por Kimi Raikkonen, da Lotus, que esboçou algumas tentativas de ultrapassagem. Mas voltou a abrir vantagem após a terceira parada nos boxes na 40ª volta e conseguiu administrar a diferença para receber a bandeirada, três segundos à frente do finlandês. Companheiro de Kimi na Lotus, o suíço naturalizado francês Romain Grosjean confirmou o salto de qualidade da equipe fechando o pódio na terceira colocação.


Felipe Massa finalmente teve motivos para sorrir. Depois de passar em branco nas três primeiras corridas do ano, o brasileiro completou a prova na nona colocação, duas atrás do companheiro Fernando Alonso, e marcou seus primeiros dois pontos na temporada. Em 14º no grid, Massa fez uma excelente largada, ganhando cinco posições. Na sequência, o piloto da Ferrari conseguiu um bom ritmo e fechou em nono. Bruno Senna também largou bem, mas não teve a mesma sorte do compatriota. Diferentemente das últimas duas corridas, quando pontuou, o piloto não conseguiu um bom rendimento com a Williams, ficou longe dos dez primeiros por toda a corrida e abandonou a prova após parar nos boxes na penúltima volta.

FUTURO DE MASSA

 chefe da Ferrari, Stefano Domenicalli, admitiu que o futuro de Felipe Massa na equipe está em jogo. O dirigente foi ainda mais longe e afirmou que o brasileiro "precisa melhorar" para garantir uma vaga, não só na escuderia de Maranello, como na própria Fórmula 1.

Após uma temporada apagada em 2011, o brasileiro não começou bem novamente o ano. Com contrato válido até o fim de 2012, Massa ainda não pontuou, enquanto seu companheiro Fernando Alonso venceu o GP da Malásia e é o terceiro na classificação geral com 37 pontos. Domenicalli reconhece a força do bicampeão mundial e explica que Massa precisa saber lidar com o espanhol para não ser "engolido".

- Felipe precisa aceitar que ele está encarando um companheiro de equipe muito forte. Ele precisa assumir um papel claro, ao invés de tentar tirar vantagem. Precisa aprender com Fernando, não desafiá-lo. Esse desafio é o caminho para ele ser destruído por companheiros, como Alonso ou Schumacher, que são verdadeiros "canibais". Alonso tem um papel central no time e participa de importantes decisões - explicou em entrevista ao jornal espanhol "El Mundo".