Esporte

DEU INTERIOR NA PRIMEIRA RODADA DECISIVA DO BAIANÃO,p ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 22/04/2012 às 19:17
Bahia perde para Conquista por 1x0 e Feirense vence Vitória também por 1x0
Foto: Ag A Tarde
  Deu Interior na abertura das semifinais do Campeonato Baiano. O Vitória da Conquista venceu o Bahia ( 1 x 0 ) no Sudoeste; e , no sertão do Senhor do Bonfim, o Feirense ganhou do Vitória pelo mesmo placar ( 1 x 0 ). No sábado e domingo próximos, os dois times do interior jogam na capital contra os mesmos adversários precisando do empate apenas para ir à final e disputar o título.

  Para que aconteça um Ba X Vi na final, o Bahia precisa vencer em Pituaçu e o rubro-negro precisa também ganhar no Barradão. Vitória da Conquista e Feirense levam vantagem pelo gols feitos e também porque devem estar mais descansados no domingo, já que no meio da semana o Vitória joga contra o Botafogo do Rio, na Toca do Leão, pela Copa do Brasil, jogo difícil; e o Bahia, pior ainda, vai a São Paulo enfrentar a Portuguesa de Desportos, a Lusa do Canindé, também pela Copa do Brasil. Um partida difícil e um desgaste ainda maior pela viagem, a falta de tempo para recuperação e treinamentos.

  Diante dessas circunstâncias, não se enganem: o campeonato está em aberto e os times do Interior podem muito bem surpreender.
*
Calorão em Bonfim

Um público muito pequeno para um jogo de semifinal (cerca de 1 500 pessoas apenas no estádio) viu o Feirense surpreender o Vitória e ganhar o jogo com merecimento, redimindo-se da goleada que levou no Barradão na semana passada (6 x 1). O time do interior suportou melhor o calor sertanejo, correu mais, marcou muito e, no segundo tempo, deu um sufoco no rubro-negro.

O primeiro tempo foi até equilibrado. O Vitória começou melhor o jogo, atacando mais, mas pouco criou. Depois dos 30 minutos, o Feirense teve o domínio e chegou a criar chances de golear. No intervalo, o treinador Ricardo Silva reclamou muito da equipe. Mas, parece, nada conseguiu no vestiário com seus comandados, porque o segundo tempo foi todo do Feirense, que pressionou e teve umas quatro ótimas oportunidades de golear. O gol saiu já depois dos 40', com a defesa rubro-negra envolvida e o chute final do meia atacante Clayton.
*

Destaques: A equipe do Vitória, sem brilho; o melhor foi o goleiro Renan. No Feirense, destacaram-se o meia atacante Clayton (que entrou no segundo tempo e aprontou ), o incansável marcador Baiano e o bom meia Ananias.
**
Lá e cá em Conquista

Quatro mil e quinhentas pessoas foram ao Lomanto Jr e viram um jogo movimentado e bem disputado em Conquista. O time da casa mostrou muita disposição, um bom sistema de marcação, anulando os principais jogadores do tricolor, além de uma estratégia tática interessante, explorando sempre a velocidade pelas laterais, com bolas longas nas costas dos zagueiros adversários e uma movimentação constante do atacante Hugo, buliçoso, entre os zagueiros grandalhões do tricolor. Deu certo.

O Bahia tentava por a bola no chão, sair jogando com toques, mas a marcação do time da casa era implacável sobre Magno, Lulinha e sobretudo Gabriel, que pouco rendeu, pareia sem pernas. A zaga tricolor, insegura como sempre, atrapalhava-se, e o Vitória da Conquista criou algumas chances claras de golear. Do outro lado, Lulinha também teve boas oportunidades de gol, ao lado de Júnior, mas o goleirão Rodolfo apareceu bem e a defesa interiorana se safou.

Na segunda etapa, logo aos 8 minutos, Hugo levou pela esquerda até o fundo e cruzou rasteiro; a defesa, pra variar, não conseguiu cortar bem e a bola sobrou na meia lua para o meia Carlinhos, que bateu forte e rasteiro, fazendo 1 x 0. A partir daí, o time interiorano recuou, encolheu-se, defendendo-se bravamente, ganhou tempo com o cai-cai e simulações ... e poucas vezes ameaçou com o contragolpe. O tricolor bem que tentou, tentou, mas esbarrou sempre no bloqueio conquistense, não conseguiu o empate.
*
Destaques para a fibra, a boa marcação e a disciplina tática do time de Conquista; individualmente, o goleiro Rodolfo pegou muito, Carlinhos fez de tudo no meio campo e o atacante Hugo infernizou a confusa zaga tricolor. No Bahia, Lulinha jogou muito. Só.

**
A semana que começa vai ter muito futebol. Copa do Brasil, na quarta-feira : Vitória X Botafogo (RJ) e Portuguesa (SP) X Bahia; são dois jogos, mata-mata, lá e cá, e só o vencedor do duelo continua na disputa da competição. No sábado começa a decisão pelo ‘baianão': Vitória X Feirense; no domingo, Bahia X Vitória da Conquista. OS dois vencedores vão às finais e disputam o título de Campeão 2012. Emoções fortes pela frente.