Esporte

SÓ DEU BAHIA NO DOMINGO, EM SALVADOR E EM FEIRA, POR ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 25/03/2012 às 20:23
Souza, o Profeta de Chico Anysio, marcou 4 na goleada sobre o Itabuna
Foto: Rep TV Bahia
Só deu Bahia no domingo da bola! Em Feira de Santana, na partida televisada, o Bahia de Feira, campeão baiano de 2011, ganhou do Vitória ( 2 x 0 ) quebrando a série de quatro jogos vitoriosos do rubronegro, adentrando novamente no grupo dos quatro primeiros colocados com 29 pontos ganhos, 10 a menos do líder.

O ‘tremendão' de Feira ganhou na bola, foi superior em campo, diante de pouco mais de dois mil pagantes no Joia da Princesa que suportaram uma tarde de calor abafado nas arquibancadas.

Em Pituaçu, diante de cerca de sete mil torcedores refrecados pela brisa que vem do mar, o tricolor da capital enfiou uma goleada ( 7 x 1 ) no lanterna Itabuna, com quatro gols do centroavante Souza, em tarde inspirada. O Bahia, que entra semana e passa semana na liderança do campeonato, com folga, abriu sete pontos para os mais próximos concorrentes: o Vitória e o Feirense, que pararam no 32 pontos ganhos.
Estamos a cinco rodadas do final dessa primeira etapa do certame, de onde saem os quatro primeiros classificados parta a disputa final.
**
Showza

Assim que a bola rolou no bom relvado verde de Pituaçu, o Bahia foi pra cima, não deixou o adversário respirar. Após perder um gol com o pé esquerdo aos dois minutos, numa bela cabeçada Souza fez o primeiro, complementando a certeira cobrança de um escanteio pela esquerda: 1 x 0. Aos 16' Magno roubou uma bola no meio campo e fez um passe preciso na frente para Souza, que arrancou, levou a zaga, driblou o goleiro e marcou: 2 x 0, com estilo.

Só dava Bahia em campo: criou mais quatro ou cinco chances de gol e teve o domínio do meio campo. O Itabuna se defendeu e não ameaçou o gol de Lomba.

Quem imaginava um Bahia acomodado na segunda etapa enganou-se. Aos 4', após uma boa trama pela direita, O lateral Madson invadiu a área e foi calçado na hora do arremate; o árbitro marcou a penalidade máxima e o artilheiro Souza (aos gritos da torcida: ‘showza, showza !!!) definiu com calma: 3 x 0. Instantes depois, nova trama pelo lado direito entre Madson e Zé Roberto, Souza foi lançado e deu um toque por cima do goleirão que saia tentando abafar o lance : 4 x 0 - os quatro do ‘Caveirão'. Aos 15', nova boa jogada de Madson, que serviu Magno dentro da área: 5 x 0. Júnior e Lenine perderam chances incríveis, mas aos 42' Souza deu um passe açucarado para Júnior, de cara, fazer o seu : 6 x 0.

Aos 44' , o meia Felipe arriscou da entrada da área, o becão Donato meteu a cabeça e deslocou Lomba : 6 x 1. Antes de acabar a partida, deu tempo ainda de Magno fazer outro passe preciso para o garoto Lenine carimbar o seu: 7 x 1. O torcedor saiu feliz do estádio com a chuva de oito gols, alguns de belo feitio.

Destaques:

Souza, pelos gols que fez, pela dedicação o jogo inteiro, além de outras belas jogadas: Showza ! Mádson, o garoto da lateral direita fez sua melhor partida no time principal, soltando-se. Muito boa também a atuação de Magno, ótimos passes e jogadas de efeito; e Zé Roberto, bem mais magrinho, enxuto, correu bem e realizou algumas bons lances, mesmo errando alguns passes, em função da falta de ritmo de jogo; tende a crescer com a continuação dos jogos.

A despeito da goleada, o tricolor de Falcão mostrou velhos problemas, como a má condição técnica, a falta de posicionamento e o futebol grosseiro do zagueirão Donato. Compromete. Tite mercê uma companhia mais competente pelo lado direito.

**
O ‘Tremendão'!!!

No gramado irregular e duro do Joia, o Bahia de Feira não tomou conhecimento do Vitória desde o começo do jogo e partiu pra cima, marcando muito no meio campo, sem deixar o adversário por a bola no chão ou trocar passes. O time rubronegro parecia sentir muito o calor de 35 º, o mormaço, os jogadores lentos e sem imaginação em campo.

Aos 25' Menezes bateu forte uma falta, o goleiro Renan bateu roupa e o rápido Rômulo chegou antes da zaga, aproveitando o rebote: 1 x 0. Ainda tonta com o gol, a defesa rubronegra viu o lateral Granja fazer festa e servir boa bola a Rômulo que, já dentro da área, driblou o zagueirão Rodrigo e decretou : 2 x 0. O Vitória não reagiu. Falhava na defesa, Saci era uma avenida na lateral esquerda e o meio campo não conseguia ter a bola, municiar o ataque. Rildo individualizava as jogadas e o artilheiro Neto Baiano não viu a bola. O time de Feira teve chances de ampliar.

Na segunda etapa, Cerezzo modificou, adiantou o time tentando empatar, mas abriu-se aos contragolpes. O rubronegro até que tentou, criou alguma coisa, mas o Bahia de Feira perdeu uns três gols incríveis na puxada dos contra-ataques, com Carlinhos, João Neto e Railan. A melhor chance do Vitória foi uma pancada de Nino Paraíba que passou pelo goleiro e chocou-se contra a trave. Antes do final, o lateral Nino do Vitória e o zagueiro Menezes do Bahia de Feira trocaram empurrões e foram bem expulsos. Placar justo, sem reclamações. O atual campeão baiano mostrou que está vivo!

Destaques:

O ótimo sistema de marcação armado pelo Bahia de Feira, as boas atuações de Menezes, dos meiocampistas Carlos e Railan, além do artilheiro Rômulo e do esperto Carlinhos. É um time tinhoso e bem treinado, que consegue jogar bem no gramadinho infame do Joia.
No Vitória, comprometeram o goleiro Renan, o zagueiro Rodrigo, fora de forma, o lateral Saci, totalmente sem tempo de boa e sem ritmo, além de Rildo, individualista, delegado. Salvaram-se Nino Paraíba, e Geovane, que tentou por a bola no chão.

*

Rodada da quarta

Na quarta, o Vitória recebe o vice-lanterna Fluminense, no Barradão, com amplas chances de se recuperar diante de seu torcedor. O Bahia encara a estrada e vai enfrentar o tinhoso Feirense (colado no Vitória) no estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bomfim. Não vai ser assim tão fácil, lá dentro o Feirense engrossa. O Bahia de Feira, em casa, enfrenta o Camaçari, que não tem assustado ninguém.