O técnico Mano Menezes terá uma nova oportunidade de escalar a seleção brasileira com Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho e Neymar no amistoso do dia 28 de fevereiro contra a Bósnia, após incluir o trio na lista de jogadores convocados, nesta terça-feira, para o primeiro jogo do Brasil no ano.
Mano colocou o trio em campo pela primeira vez contra Gana em setembro do ano passado, no jogo que marcou o retorno de Ronaldinho à seleção após longa ausência, mas Ganso deixou o campo machucado logo nos primeiros minutos da partida vencida pelo Brasil por 1 x 0, com uma lesão.
Contra a Bósnia, em partida que será disputada na Suíça, o treinador terá mais uma chance de testar o trio que é considerado fundamental na preparação da equipe que disputará a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 em casa.
Ganso, Neymar e Ronaldinho ficaram de fora dos últimos jogos do Brasil em 2011 -as vitórias contra Gabão (2 x 0) e Egito (2 x 0)-, quando Mano convocou apenas jogadores que atuam no exterior para não prejudicar os times brasileiros na reta final do campeonato nacional.
O meia do Real Madrid Kaká, que foi convocado para os últimos jogos do ano passado mas acabou sendo cortado após sofrer uma contusão, ficou de fora da convocação desta terça-feira. Depois da Bósnia, o Brasil enfrentará Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina em outros amistosos no primeiro semestre, antes da disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, em julho e agosto.
Veja os 23 jogadores convocados:
GOLEIROS
Diego Alves (Valencia-ESP)
Julio Cesar (Inter de Milão-ITA)
Rafael (Santos)
LATERAIS
Adriano (Barcelona-ESP)
Alecsandro (Porto-POR)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Danilo (Porto-POR)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
ZAGUEIROS
David Luiz (Chelsea-ING)
Dedé (Vasco)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)
VOLANTES
Elias (Sporting-POR)
Fernandinho (Shakhtar-UCR)
Hernanes (Lazio-ITA)
Sandro (Tottenham-ING)
MEIAS
Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Ronaldinho (Flamengo)
ATACANTES
Hulk (Porto-POR)
Jonas (Valencia-ESP)
Leandro Damião (Inter)
Neymar (Santos)
MINIMIZA KAKÁ
O técnico Mano Menezes explicou nesta terça-feira, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, a ausência do meia Kaká na convocação da Seleção Brasileira para o amistoso contra a Bósnia. Os dois times se enfrentam no dia 28, em St. Gallen, na Suíça.
De forma breve, o treinador respondeu ao jornalista que questionou a não convocação de Kaká. "É uma questão de opinião. Eu respeito a sua, quero que respeito a minha. É uma questão de avaliação", declarou o técnico. "São questões de avaliação. Talvez ele tenha mostrado algo que eu queria ver e não vi", completou
Na convocação, o treinador relacionou apenas três meias de ofício: Lucas (São Paulo), Paulo Henrique Ganso (Santos) e Ronaldinho (Flamengo). A principal surpresa foi a presença do flamenguista, o qual Mano deixou claro que faz parte de um projeto a longo prazo como na Seleção.
"Quando da convocação, me perguntaram se era algo tempoário ou pensava no Ronaldinho como projeto. Estou me mantendo coerente com aquilo que disse", afirmou o técnico do Brasil.
O treinador afirmou ainda que terá apenas um treinamento com os jogadores antes do amistoso, em detrimento dos dois que costuma realizar. "Não vamos ter tempo para treinar nessa passagem", lamentou.