Esporte

BAVI MORNO, SEM EMPOLGAÇÃO, PARTIDINHA DE COMPRADE, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 12/02/2012 às 20:15
Pouco trabalho para os goleiros diante de tanta cautela dos treinadores
Foto: Eduardo Martins
Os dois times da capital tinham os ataques mais positivos do campeonato, suas defesas mostravam-se vulneráveis, os dois treinadores (Falcão e Cerezzo ) gostam de jogo ofensivo, mas o primeiro Ba Vi do ano, nesse domingo, em Pituaçu, foi morno, com poucos lances de área, os goleiros pouco trabalharam e as defesas prevaleceram.

Resultado: um pachorrento zero a zero. Cerca de 30 mil pessoas foram ao estádio e a arbitragem de Rodrigo Cintra não teve grandes problemas em campo, errou pouco ( a torcida do Bahia viu dois toques de mão de defensores rubronegros, dentro da área), deixou rolar.

O 0 x 0 foi um placar que, parece, agradou todo mundo. A Cerezzo que entrou fechadinho para não perder :‘Nos soltamos mais na segunda etapa, foi um bom jogo', falou; a Falcão que estreava no comando e pouco conhece o plantel tricolor: ‘gostei da entrega dos jogadores', disse ele; a arbitragem, que saiu ilesa e, por fim, os torcedores que não tiveram muito com que vibrar mas também pouco sofreram. Um joguinho de compadre, ‘pré-carnavalesco', pós-greve.
*
Rodada

O Bahia de Feira venceu o clássico de Feira (1 x 0) contra o Fluminense e disparou na liderança, acumulando 21 pontos, quatro à frente do segundo colocado, que é o tricolor da capital. Vitória, Vitória da Conquista e Feirense têm 13 pontos, cada. O Juazeirenze empatou no clássico do ‘véi Chico' (3 x 3 ) contra o Juazeiro, depois de estar perdendo no primeiro tempo por 3 x 0. O Vitória da Conquista enfiou 2 x 0 no Serrano; no mais, deu vitória de 1 x 0 do Feirense sobre o Itabuna e do Camaçari sobre o Atlético de Alagoinhas.
*
O clássico

Pela escalação, jogando de saída com praticamente quatro marcadores no meio campo (Uélliton, Mineiro, Robston e Mancha), o Vitória parecia mais preocupado em não perder o jogo, ocupando os espaços, fechando o meio campo e saindo da defesa para o ataque pelas laterais. O Bahia tocava melhor a bola e atacava sempre em velocidade, pelo lado direito, com Coelho e Gabriel trocando bola com Souza e Moraes. Foi uma primeira etapa pegada, de equilíbrio e poucas tentativas de gol - chutes de fora, sem acertar o alvo, e bolas cruzadas, apenas. O Bahia criou as duas melhores chances, numa cabeçada de Fahel, que dividiu com o goleiro Douglas e uma bela arrancada de Gabriel que resultou em boa defesa do goleiro. Foi só.

O rubronegro voltou mais aceso, na segunda etapa, Cerezzo mexeu no meio campo, mudou o esquema, teve mais a bola e criou chances com Marquinhos (de frente, chutou por cima) e Michel, que arriscou de longe. O Bahia rondou, tentou, ameaçou mas chutou muito pouco.
*
Destaques

A presença do torcedor (30 mil presentes, mesmo com o ‘climão' instalado na semana), mais a postura pacífica nas arquibancadas e fora do estádio.

No Vitória, bom jogo de Leo pela direita, Danckler na zaga foi melhor do que Gabriel Paulista, Marquinhos mostrou-se fora de ritmo e Neto Baiano quase não viu a bola. O time deu muito chutão, tocou pouco mas marcou bem, ocupou bem os espaços. Robston de meia ... não é a dele. O goleiro Douglas pouco pegou na bola.
No Bahia, foi surpresa o bom desempenho do becão Donato, colado com Neto Baiano, fungando. Fabinho, pra variar, errou muito passe. E Gabriel, de meia, foi o grande destaque do jogo, o que mais fustigou, tentou. O meia Moraes parece que sentiu o calorão, atuou em marcha lenta, errando passes e perdendo bolas tolas, proporcionando contragolpes. Zé Roberto estreou mas pouco fez, fora de forma. O goleiro Omar quase não trabalhou.
*

Toninho Cerezzo e Falcão, os treinadores, dois estilos. Um esperto, gritando, mais agitado... o Cerezzo; Falcão observando, sóbrio, calmo. Jogo e comportamento de compadres. Têm muito a trabalhar e a mexer nos respectivos times, em busca de um futebol de melhor qualidade, um e outro. Esse Ba X Vi chocho não empolgou ninguém.
**
No meio da semana, quarta, o Vitória recebe o Camaçari, no Barradão. O Bahia vai ao norte e enfrenta o Juazeiro, no péssimo gramado do Adauto Moraes. Outros jogos da rodada: Serrano X Juazeirense; Fluminense X Feirense ; Itabuna X Vitória da Conquista; Bahia de Feira X Atlético de Alagoinhas.
No próximo domingo é carnaval, não tem futebol, tem folia nas ruas