vide
Time do Bahia de Feira mantém base e está muito bem posicionado em campo
Foto: Arisson Marinho
Com seis pontos ganhos em dois jogos disputados, com cem por cento de aproveitamento, o Bahia de Feira, Campeão Baiano de 2011, começou muito bem o campeonato 2012 avisando que é candidatíssimo ao título, mais que inédito, de bi campeão.
Na tarde calorenta de domingo, no péssimo gramado do Joia da Princesa, em Feira de Santana, o time treinado por Arnaldo Lira venceu o Bahia da capital por 1 x 0, de modo convincente, com um belo gol do meia Railan, aos 10 minutos do segundo tempo, driblando o goleiro Lomba, depois de um vacilo do zagueiro Danny Moraes. O tricolor de Joel Santana não teve força física, tampouco recursos técnicos para virar o jogo; e a torcida feirense cantou até um ‘olé' no final da partida. Menos de 5 mil torcedores pagaram ingresso.
Desde os primeiros minutos o time local mostrou-se mais ligado, buscando mais o ataque, ganhando as divididas, correndo mais e arriscando chutes de fora da área e bolas altas na área, já que o gramado não permitia o toque no chão com bola rolando. Aos 2', o zagueiro Menezes testou e quase faz; O Baêa foi chutar a primeira bola no gol adversário aos 40', um peteleco de Gabriel, sem resultado.
No segundo tempo o time feirense partiu pra cima, bem entrosado, jogando ‘pra pirão', imprimiu mais velocidade nos contragolpes e o Baêa morreu no meio campo, sem pernas, envolvido. E equipe local teve chances de ampliar, envolveu o meio campo e a defensiva adversária algumas vezes, pecando apenas na finalização. A melhor, senão a única chance de empatar o jogo aconteceu já nos 45', numa cabeçada de Fahel, livre, para fora.
Para o tricolor da capital, disparado o elenco mais caro do campeonato, foi um péssimo resultado, um início de campeonato tão ruim quanto aqueles dos últimos anos ( há 10 ano o Bahia não ganha um campeonato baiano), sempre perdendo os primeiros jogos, sem ganhar pontos para times do interior e vai, assim, ficando longe, desde o começo, de um título a torcida exige. O time conseguiu apenas um ponto em dois jogos, no suado empate de 3 x 3 no meio da semana, abertura do campeonato, contra o bom time do Atlético de Alagoinhas. Quarta-feira próxima O Bahia enfrenta o Juazeirense, em Pituaçu. O treinador Joel precisa acordar, sacudir o time ou ... a vaquinha vai pro brejo mais uma vez. A torcida já se mostra irada.
O Bahia de Feira, que começou a treinar mais cedo e manteve uma boa base do ano passado, sobrou em campo, física e taticamente. É uma equipe que marca duro, tem um meiocampo que sabe jogar, e dois atacantes rápidos e ligados. Já havia mostrado um futebol eficiente na primeira rodada vencendo o Juazeiro, lá na beira do São Francisco, por 3 x 1.
Destaque para o meia Railan, o armador Carlos, o veterano meia Lau, o atacante João Neto e os zagueiros Paulo Paraíba e Menezes, pau puro. Arnaldo Lira, o treinador, continua mostrando competência e trabalho. No tricolor da capital ... que dizer? O time não jogou, não achou a bola, confuso, sem pernas, sem poder de fogo. Boiadeiro, Danny Moraes e Fabinho dão pena, ou raiva, em campo. O Bahia de Feira joga na quarta contra o Itabuna, lá no sul.
**
No Barradão, o Vitória passeou diante de cerca de cinco mil pagantes, fez um treino de luxo e aplicou uma sonora goleada, de 6 x 1, na fraquinha equipe do Juazeiro, que já tinha levado três do Bahia de Feira no meio da semana, em casa. No final do primeiro tempo o placar já era de 4 x 1 , com dois gols de Neto Baiano (um de pênalti) e dois outros de Uéliton, em ótimos arremates de fora da área. Na segunda etapa, o Juazeiro entregue, sem mostrar nada, Neto Baiano ainda perdeu uma penalidade máxima, chutando pra fora; mas Lucio Flávio fez 5 x 1 aos 40' e o próprio Neto Baiano fechou o caixão aos 48 minutos : 6 x 1. Indiscutível. A equipe de Toninho Cerezzo sobrou em campo.
Na quarta-feira o rubronegro, cheio de moral, vai ao sudoeste enfrentar o PP Vitória da Conquista, na sequência do campeonato. O Vitoria tem 4 pontos ganhos, pois empatou na primeira rodada com o Feirense, em Senhor do Bomfim.
*
No norte do estado, o Juazeirense ganhou bem do Itabuna com dois gols do veterano baixinho cearense Clodoaldo. Serrano e Feirense empataram por 1 x 1,o mesmo placar de Atlético de Alagoinhas X Vitória da Conquista. O Fluminense, com gol do veterano Allan Delon, ganhou do Camaçari por 1 x 0, na casa do adversário.
**
Os pontos negativos da rodada de domingo do campeonato baiano: o reduzido público e as fracas rendas em todos os estádios; o gramado seco, duro e esburacado do Joia da Princesa; e a arbitragem enrolada de Arilson no jogo fácil de apitar, no Barradão. Curiosidade: No Joia, ao invés do Hino Nacional, ouviu-se apenas o hino do município de Feira de Santana (???). O Bahêa de Joel Santana é a grande decepção até agora.