O ano de 2012 será fundamental nos preparativos do Brasil para sediar a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014, escreveu o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, nesta segunda-feira, no site oficial da entidade que dirigente o futebol mundial.
No domingo, no Japão, Valcke declarou que "claramente o Brasil não está num estágio muito avançado". O secretário-geral da entidade já havia afirmado que "o trânsito de São Paulo é um pesadelo", que "viajar no Brasil não é fácil" e que "sair do aeroporto leva meio dia".
No texto, o dirigente afirmou que pretender vir ao Brasil ao menos uma vez por bimestre e visitar todas as 12 cidades que receberão partidas dos torneios. As primeiras serão Fortaleza e Salvador, em janeiro.
"Não temos tempo para descansar, o relógio está correndo cada vez mais rápido", afirmou.
O cartola aproveitou ainda para elogiar a chegada do ex-atacante Ronaldo ao Comitê Organizador Local da Copa e ainda lembrou do "grande" Pelé, "convidado pela presidente Dilma Roussef".
"Ainda há muito trabalho esperando por nós, em particular na infraestrutura geral, como em aeroportos e transporte", completou.
Também em Tóquio, no domingo, Blatter afirmou que "a Fifa está preocupada" depois de reunião do Comitê-Executivo da entidade. O cartola disse ter recebido boas informações sobre o ritmo de construção dos estádios, mas não de obras de infraestrutura e transporte.