Esporte

JOEL JÁ FAZ PLANOS PARA BAHIA NA SUL-AMERICANA, POR ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 04/12/2011 às 20:10
Joel Santana fala nos vestiários sobre as expectativas do Bahia, em 2012
Foto: DIV
Corínthians é o campeão brasileiro 2011. Um time sem estrelas mas disciplinado taticamente. Pelo rendimento em todo o certame foi uma justa conquista do time do pavão em SP. O Vasco empatou com o rival Flamengo num jogo enroscado, briga de torcida fora do estádio, tiroteios, gente baleada... um horror! Duas goleadas: a do Cruzeiro sobre o Galo, no clássico mineiro ( 6 x 1 ) e a do Atlético Goianiense ( 5 x 1 ) sobre o América de Minas. Estão rebaixados para a Segundona o Avaí, Atlético do Paraná, Ceará e América de MG.
*
Bahia na Sulamericana

Dia de Santa Bárbara, festa de manhã no Pelô, à tarde Pituaçu cheio, mais de 36 mil pessoas na arquibancada, o Bahia não jogou bem mas conseguiu vencer ( 2 x 1) o Ceará, todos os gols no primeiro tempo. Com os resultados da rodada e a vitória tricolor o torcedor saiu feliz da vida porque o Bahia conseguiu uma vaguinha na Copa Sulamericana, paroano. Melhor que a encomenda.

O Ceará entrou em campo faminto, querendo o resultado, ainda com esperanças. Aos 6 minutos o baixinho Osvaldo aproveitou-se de um corte errado de Fabinho e entrou livre, de cara com Lomba, mas deu o goleiro tricolor, que abafou o lance. Aos 10' Lulinha levou a zaga cearense na velocidade mas chutou pra fora. Aos 13', Camacho arriscou de fora da área e pegou na veia: golaço, 1 x 0. O time cearense foi para o desespero e abriu-se na defesa. Aos 33' o meia Rudinei cabeceou na trave; perdeu a chance de empatar duas vezes. Aos 43' Lulinha bateu da entrada da área, meio desajeitado, e acertou o cantinho, rasteiro - 2 x0. Antes de acabar a primeira etapa o Ceará diminuiu, com um chute certeiro de Felipe Azevedo da entrada da área, rasteiro, que Lomba não alcançou.

O segundo tempo foi ruim, até irritante. Um Bahia desligado, perdido no meio campo, errando passes absurdos. O Ceará até que tentou, tocou mais a bola, ganhou a meia-cancha mas não teve competência pra golear. Aos 7' Felipe Azevedo perdeu gol incrível, furando na pequena área diante de Lomba. Aos 43' o goleirão paredão tricolor fez uma defesa espetacular, num tiro a queima-roupa e garantiu o placar.
A pequena torcida cearense entrou em desespero e um torcedor invadiu o campo para discutir com os atletas do time. Pega mal.
*
Destaques para o goleiro Lomba, como sempre, e Lulinha. Marcos, Ávine e Tite foram bem.
*
O treinador Joel Santana deve continuar no clube e já falou nos vestiários em planos para 2012: Campeonato Baiano, Copa do Brasil, Copa Sulamericana e Campeonato Brasileiro- Primeira Divisão. A idéia é renovar com alguns atletas que aprovaram; buscar a permanência de Tite, Lomba, Fahel, Marcos ... e projetar alguns jovens atletas das divisões de base que têm agradado muito a Joel nos treinamentos.
OBS: O Bahia tem precisamente 10 anos que não vence o campeonato baiano, pela primeira vez em sua história. É prioridade ser campeão, retomar a hegemonia do futebol baiano. Precisa investir e jogar sério.

**
Obrigado Doutor!
Foi-se o doutor da bola, Sócrates. Um boleiro puro, desregrado, revolucionário, inteligente, craque dentro e fora dos gramados. Fumava, bebia, falava ... tanto quantas jogadas de calcanhar executava com naturalidade em campo. Mentor da chamada ‘democracia corintiana', vitoriosa, eterno ídolo da torcida, cabeça maior daquela fantástica seleção de Telê Santana que perdeu a Copa para a Itália de Paolo Rossi, líder. Magrelo , alto, pernas compridas e secas, ótima visão de jogo, era mais inteligência e técnica do que força e preparo físico. Um libertário. Participou de modo intenso do momento ‘diretas já!'. Bebia e fumava bastante e se exprimia com facilidade e astúcia. Grande ‘doutor', não era um bom exemplo, mas já faz falta. Viveu. Disse pra que veio.
**