Esporte

BAHIA VENCE CEARÁ EM PITUAÇU E SE CLASSIFICA PARA COPA SUL-AMERICANA

vide
| 04/12/2011 às 19:10
Jogadores do Bahia comemoram vitória sobre o Ceará por 2x1
Foto: Eduardo Martins (A Tarde)

O Ceará precisava de uma vitória sobre o Bahia neste domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, além de torcer por um tropeço do Cruzeiro para permanecer na elite do futebol brasileiro. No entanto, o clube baiano venceu por 2 a 1, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e decretou o rebaixamento da equipe cearense.

O resultado deixou o Bahia na 14ª colocação na tabela, com 46 pontos ganhos e classificado à Copa Sul-Americana. O Ceará permaneceu na 18ª posição, com 39, quatro pontos a menos do que o 16º colocado Cruzeiro, que venceu o Atlético-MG por 6 a 1.

O Bahia foi ligeiramente superior no confronto, mas pecou na marcação em alguns momentos e deixou o Ceará levar perigo. O destaque baiano foi o meia Camacho, principal criador das jogadas ofensivas do time tricolor.


O Bahia voltou a vencer no torneio após três partidas sem triunfos - na última rodada, empatou por 1 a 1 com o Santos na Vila Belmiro. Já o Ceará vinha de empate por 2 a 2 com o Cruzeiro no Presidente Vargas. No primeiro turno, o time alvinegro venceu o Bahia por 3 a 0.

O jogo

No início do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Eduardo Borges Almeida, ex-conselheiro do Bahia, e ao ex-jogador Sócrates. Ambos morreram na manhã deste domingo.

O Bahia ainda homenageou os operários responsáveis pelas obras da Fonte Nova, estádio que sediará partidas da Copa do Mundo em 2014. Aproximadamente 35% da reforma está concluída.

Com o Estádio de Pituaçu lotado - eram apenas 2 mil torcedores cearenses contra mais de 30 mil baianos -, o clube mandante logo se impôs da partida. O primeiro tempo foi marcado pela superioridade do Bahia, que tomava a iniciativa, dominava o meio campo e criava chances de perigo principalmente com Camacho.

A equipe visitante teve poucas chances no primeiro tempo, uma delas logo aos 6min, quando Osvaldo invadiu a área pela esquerda e perdeu grande chance ao chutar em cima de Marcelo Lomba.

O Bahia logo impôs sua superioridade técnica e organização tática. Aos 13min, Camacho arriscou de fora da área para marcar o primeiro gol do confronto. A bola entrou à meia altura, no canto esquerdo do goleiro Diego.

Aos 18min, Osvaldo, na ponta direita, cruzou rasteiro, mas Titi afastou. O Ceará ainda acertou o travessão aos 33min. Juca cruzou em cobrança de falta e Rudnei acertou o travessão após escorar de cabeça.

O time de Joel Santana ampliou o marcador aos 43min. Camacho deu para Lulinha, que se atrapalhou com a bola, chutou sem força e equilíbrio, mas o suficiente para tirar de Diego.

O Ceará reagiu dois minutos depois, Rudnei ajeitou com o peito para Felipe Azevedo chutar forte e descontar para clube alvinegro.

Na volta do intervalo, aos 7min, Felipe Azevedo perdeu a chance de empatar a partida. O atacante dominou no peito dentro da área, mas se precipitou na finalização para defesa de Lomba.

Aos 14min, Ávine cobrou escanteio e Júnior saltou na segunda trave, mas cabeceou para fora, levando perigo. O Ceará tentava reagir, mas errava muitos passes e tinha dificuldades na criação.

Ficha técnica

BAHIA 2 x 1 CEARÁ

Gols