A Seleção Brasileira teve uma vitória tranquila e "em casa" na estreia da terceira fase da Copa do Mundo masculina de vôlei. Soberano no saque e na recepção, a equipe do técnico Bernardinho derrotou a Argentina por 3 sets a 0 (parciais de 25/22, 25/20 e 25/21) e se manteve na briga pelo topo da classificação geral. O jogo foi realizado em Hamamatsu, a cidade do Japão com maior número de imigrantes brasileiros, que compareceram em bom número e animaram o duelo.
A Argentina teve dois importantes desfalques para a partida. O ponteiro Facundo Conte, destaque da equipe no campeonato, e o líbero Alexis Gonzáles foram poupados por dores no joelho. Já o Brasil contou com seu time titular, que não enfrentou a China na última sexta-feira por opção de Bernardinho.
A partida começou bastante equilibrada, com os dois times mantendo-se próximos no placar. A vantagem era argentina e por um ponto no primeiro tempo técnico. Sem conseguir sacar forte, a Seleção deixava o adversário sempre à frente. Contando com bom momento de Serginho, porém, o Brasil conseguiu enfim se soltar e abrir diferença de dois pontos.
Pouco a pouco a partida ficou com a cara da Seleção. Irritados, os argentinos passaram a reclamar com a arbitragem de marcações difíceis, enquanto o time do Brasil buscava manter a calma. O adversário, porém, aproveitou os erros brasileiros e empatou o jogo. Mas a equipe de Bernardinho se acertou e fechou a parcial em 25 a 22 depois de falha adversária.
A Seleção manteve o bom ritmo no segundo set. Bem na defesa e eficiente no contra-ataque, teve posse do controle do jogo. O clima chegou a esquentar quando Bernardinho e Serginho discutiram, mas tudo seguiu bem para a Seleção. Dominando a rede, o Brasil era soberano no jogo e tinha Vissotto inspirado. Ao fim, o set foi vencido por 25 a 20.
O jogo seguiu fácil para a Seleção na última parcial. Abrindo rápida vantagem, o Brasil aproveitou uma Argentina confusa e ficou com o jogo na mão. O clima entra a equipe era de confiança e animação, e a vantagem chegou a sete pontos em erro de saque adversário. Bernardinho aproveitou até para por em quadra mais reservas. A vitória por 25 a 21 veio a partir de bloqueio de Sidão, para alegria da torcida brasileira.