Com show de Felipe, que marcou um golaço e comandou o meio de campo da partida, o Vasco bateu o Avaí por 2 a 0 neste sábado, em São Januário, e assumiu a ponta provisória do Campeonato Brasileiro - o Corinthians pode recuperar o posto neste domingo. O resultado, além de positivo para o time carioca, ainda ajudou a afundar o Avaí para a Série B, uma vez que a equipe catarinense não tem mais chances de escapar do rebaixamento. O outro gol carioca foi de Elton.
Agora, o Vasco terá que cruzar os dedos e "secar" o Corinthians neste domingo, contra o Atlético-MG, em duelo que será realizado no Estádio do Pacaembu a partir das 17h (de Brasília). Com 65 pontos, a equipe cruzmaltina está a apenas um do agora vice-líder, que recupera a primeira colocação na tabela com um simples empate - os corintianos têm mais vitórias no torneio e vencem no critério de desempate.
Já o Avaí é o primeiro relegado à segunda divisão do futebol nacional. Com apenas 30 pontos ganhos em 37 confrontos realizados, o time de Florianópolis dá adeus à elite do esporte e tentará se reerguer na próxima temporada. O clube venceu apenas sete jogos no Brasileiro, e dependia de um milagre para escapar da degola - vencer as três últimas partidas e torcer por uma complexa combinação de resultados, o que não aconteceu.
Expulsão e pressão vascaína
O técnico interino Cristovão Borges colocou em campo uma equipe bastante ofensiva. Rômulo retornou ao time titular após cumprir suspensão contra o Palmeiras, Juninho Pernambucano voltou após ser poupado e Elton apareceu como principal referência de área. Com apenas um volante, três meias e dois homens de ataque, o Vasco foi para o jogo com o objetivo de acuar o Avaí - Eduardo Costa, lesionado, era o único desfalque.
Já o comandante avaiano Edson dos Santos, que por sua vez entrou no lugar do demitido Toninho Cecílio, não contava com Cláudio Caçapa e Fernandinho, suspenso, além do zagueiro Gian, lesionado. Bruno e Júnior Urso entraram em campo formando a dupla de volantes, Lincoln foi o meia de ligação e Robinho, William e Cleverson os homens de ataque. E, assim, o Avaí começou melhor e foi para cima.
Logo aos 5min, Cleverson invadiu a área, mas Dedé cortou o cruzamento. Na sequência, Prass se enrolou, quase deu de presente ao ataque catarinense, defendeu e afastou o perigo. Dois minutos depois, Felipe começou seu show particular. O meia chegou pelo lado esquerdo e tentou chute cruzado para Elton, que se esticou todo e por pouco não desviou.
O momento crucial do primeiro tempo aconteceria aos 21min. Júnior Urso cometeu sua segunda falta dura em menos de 15min - em Éder Luiz e em Diego Souza -, recebeu seu segundo cartão amarelo no jogo e acabou expulso, para desespero de Edson dos Santos. O fato deu ânimo ao Vasco, que passou a dominar todo o confronto desde então. Em seguida, Diego Souza teve duas chances em chutes da entrada da área, mas desperdiçou ambas, perdeu passes e irritou o torcedor cruzmaltino.
Show de Felipe e gols
O Vasco voltou avassalador para a etapa complementar. Logo aos 4min, por exemplo, Elton fez o trabalho de pivô e ajeitou para Éder Luís arrematar forte, à direita do poste de Moretto e tirando tinta da trave avaiana. Depois, o gol. Juninho serviu Felipe na entrada da área, que cortou o marcador e bateu com estilo, fazendo um golaço e abrindo o placar, aos 6min.
O meia ganhou moral e continuou destroçando a defesa avaiana. De seus pés saiam todas as jogadas ofensivas vascaínas, e a equipe ganhava força no sistema ofensivo. O segundo gol veio aos 21min, quando Bernardo cruzou da esquerda, Elton subiu e testou firme para ampliar.
Ficha técnica