A renovação de contrato de Neymar com o Santos até 2014 repercutiu mundialmente em poucos minutos. Logo após o início da coletiva do presidente Luis Alvaro Ribeiro, que confirmou o negócio, a notícia de que o jovem jogador ficaria no Brasil virou manchete nos principais jornais europeus, já que ele era especulado em diversos times do Velho Continente.
Na Espanha, o jornal As colocou como principal destaque de sua edição online o título "Santos anuncia que Neymar fica até 2014". Na notícia, eles lembram o interesse do Real Madrid pelo jogador e a frustação dos madrilenhos por ele ter assinado a renovação. No mesmo país, o Marca destacou a "surpresa" pela renovação e a parceria com o Banco do Brasil.
O jovem astro santista era manchete também no site britânico Espn Soccernet. Os ingleses destacam que o jogador interessava aos espanhóis Barcelona e Real Madrid, mas preferiu ficar na Vila Belmiro com um aumento de 50% nos salários. Já o também inglês Daily Mail exaltou a frustação de Chelsea e Manchester City, especulados anteriormente como possível destino do atacante.
O português A Bola preferiu dar destaque aos valores do novo contrato, "que giraria em torno de 620 mil euros por mês (R$ 1,5 milhão), igualando as ofertas de Real Madrid e Barcelona". Na Itália, o site do La Gazzetta dello Sport estampava uma declaração do empresário do jogador, Wagner Ribeiro, confirmando que ele ficará no Santos até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
ACORDO
O Santos oficializou novo contrato que tem tudo para manter Neymar na Vila Belmiro até a Copa do Mundo de 2014. Em entrevista coletiva, o presidente santista Luis Alvaro confirmou o novo vínculo, negou a informação de que o Banco do Brasil faça parte do acordo e mostrou segurança em manter o principal jogador do País por mais de duas temporadas.
No novo modelo de negócio entre as duas partes, o Santos abre mão de 30% nos direitos de imagem de Neymar, que passa a ter direito a receber de forma integral as receitas de patrocínios que firmar. O parceiro mais recente já faria parte desse formato previsto no novo contrato.
A entrada do Banco do Brasil no negócio deve ser confirmada nos próximos dias e dá segurança para a permanência de Neymar no futebol nacional até 2014. Segundo um membro do estafe do atacante, a instituição, ligada ao Governo Federal, só teria interesse em patrocinar o jogador caso ele continuasse no Brasil até a Copa do Mundo. "Não faria sentido se ele estivesse no Real Madrid", recordou.
"Para a alegria do torcedor santista, o Neymar vai ficar no Brasil até a Copa do Mundo de 2014. Pode confirmar", afirmou Wagner Ribeiro, procurador do atacante, em contato com o Terra. Com rendimentos atuais na casa de R$ 1,5 milhão mensais, Neymar deve ter seu salário dobrado com o novo acordo.
"Há um boato de que o Neymar fica no Brasil por causa do Banco do Brasil e não é verdade, não existe absolutamente nada a ver. Não há um contrato assinado hoje de eventual patrocínio do Banco do Brasil para o Neymar. Não existe nada assinado, resolvido ou contratado. Ele fica no Brasil por exprimir o desejo e a vontade dele, a paixão que ele tem pelo Santos e esse foi o fato desencadeador de ele ficar até 2014", afirmou Luis Alvaro.
Hoje, Neymar tem os seguintes patrocinadores: Red Bull, Tenys Pé, Panasonic, Nike e Ambev, este último firmado em parceria com a agência 9ine, de Ronaldo.