O Corinthians caiu para o América-MG por 2 a 1, em Uberlândia (MG) --e maioria da torcida na arquibancada--, mas continua na liderança do Brasileiro, na 33ª rodada.
Isso porque o Vasco, que possui os mesmos 58 pontos corintianos, perdeu para o Santos por 2 a 0, na Vila, e permanece com uma vitória a menos que a equipe paulista (17 a 16). O América-MG, por sua vez, chegou aos 28 pontos, porém ainda é o lanterna do Nacional.
O time mineiro abriu o marcador em uma cobrança de pênalti convertida pelo atacante Fábio Júnior aos 34min do primeiro tempo. O zagueiro Chicão empatou aos 45min, também em uma penalidade. Amaral, aos 42min da etapa final, fez o tento da vitória mineira.
O Corinthians contou com a volta do zagueiro Chicão. O atleta esteve fora do time por oito jogos. Sua última partida havia sido contra o Santos, na derrota corintiana por 3 a 1. Depois, ele foi afastado pelo técnico Tite e pediu para não ficar no banco.
O comandante começou um revezamento entre o camisa 3 e Wallace na reserva. Nesse domingo, por causa das suspensões de Leandro Castán e Paulo André, Chicão retornou à equipe titular. No segundo tempo, com a saída de Alessandro para a entrada de Welder, o zagueiro voltou a usar a braçadeira de capitão.
Alessandro, inclusive, também voltou ao time. O camisa 2 cumprira suspensão contra o Avaí, no último domingo. O meia Alex ficou 16min em campo, pois voltou a sentir a contusão que o tirou do confronto contra os catarinenses.
Silva Junior/Folhapress | ||
Chicão bate pênalti e marca o gol corintiano em Uberlândia |
O JOGO
O Corinthians teve a iniciativa da partida e mais posse de bola, mas o América-MG equilibrou o duelo rapidamente. A equipe paulista insistia nos lances pela direita com o atacante Willian e a zaga adversária levava vantagem em todos os cruzamentos.
Quando surgiam as oportunidades, o time alvinegro pecava nas finalizações. O atacante Liedson, aos 13min, recebeu belo passe de Alex, mas chutou fraco nas mãos de Neneca.
Inclusive, esta foi a última participação do meia. Ele, que voltava de contusão, pediu para sair pois voltou a sentir a lesão. Tite colocou o atacante Emerson.
O lateral esquerdo Fábio Santos, aos 25min, arrancou pelo meio da zaga mineira e chutou fraco em cima do goleiro rival.
O América-MG começou a atacar mais. Até que o ala direito Marcos Rocha cruzou na área e o atacante Kempes caiu. O juiz gaúcho Jean Pierre viu um empurrão de Alessandro no atleta. Pênalti. Fábio Júnior bateu no canto esquerdo de Júlio César e marcou o primeiro tento da partida.
Timidamente, o Corinthians voltou a atacar os mandantes. Em uma jogada de Willian, Emerson dominou na área, girou e recebeu um puxão do volante Amaral. Segunda penalidade do confronto. Chicão bateu e igualou o marcador aos 45min.
No segundo tempo, os times erravam muitos passes e não criavam chances ofensivas. Os treinadores Tite e Givanildo fizeram alterações, mas as substituições não surtiram efeito. Aos 15min, Fábio Santos vacilou e quase permitiu que Kempes fizesse o segundo tento mineiro.
Quando a partida parecia que terminaria empatada por 1 a 1, o zagueiro Chicão fez falta em Léo na entrada da área. Amaral bateu, Júlio César não conseguiu fazer a defesa e a bola entrou. América-MG 2 a 1.