Esporte

COM BARCO DE BICO REDONDO FRANCÊS VENCE REGATA MARITIME FRANÇA-BAHIA

vide
| 30/10/2011 às 20:55
David Raison passa pela entrada da Baía de Todos os Santos nesta tarde de domingo
Foto: Adenilson Nunes

O navegador francês David Raison, da equipe TeamWork Evolution, foi o vencedor da regata internacional La Charente-maritime Bahia 2011 - Transat 6.50. Raison chegou ao Terminal Náutico de Salvador na tarde deste domingo (30), antecipando-se em um dia e meio em relação ao segundo colocado, Thomas Normand, da 787 Financière de I'Echiquier. A prova teve largada na cidade de La Rochelle, no sudoeste da França, no dia 25 de setembro, com escala na Ilha da Madeira, em Portugal, e chegada em Salvador.

A Transat 6.50 é realizada desde 1997 e esta é a sexta vez que a capital baiana se torna o ponto de chegada. A prova conta com a participação de 83 barcos de 21 pés (6,5 metros), conduzidos por um único velejador. Os competidores, de 14 nacionalidades, percorrem 4.200 milhas náuticas - o equivalente a 7.800 quilômetros -, até chegar ao Terminal Náutico de Salvador. A competição é promovida pela Associação da Grand Pavois de La Rochelle a cada dois anos e conta com o apoio do Governo da Bahia. A premiação será realizada no próximo dia 10 de novembro, no Iacht Clube da Bahia.


Organizador da prova, o francês Christophe Vieux, contou ter trazido a regata para a Bahia pelo potencial náutico e pela beleza. "Conheci o estado em 1996 e fiquei encantado com a Baía de Todos-os-Santos. Tive a ideia de trazer a regata para cá e a ideia foi muito bem aceita pelo governo, que dá apoio e tem interesse em divulgar esse maravilhoso destino turístico", contou Vieux.


Turismo Náutico


A Bahia é considerada por navegadores de todo o mundo um local ideal para o turismo náutico, pois reúne boas condições de navegabilidade com águas calmas e mornas, além de bons ventos. O estado tem como principais pontos para a náutica as baías de Camamu e de Todos-os-Santos.


Com área total de 1.052 km², a Baía de Todos os Santos é a segunda do mundo em tamanho e a primeira de clima tropical, uma vez que a maior baía, situada no Canadá, fica congelada praticamente o ano inteiro. É também a maior baía navegável do litoral brasileiro, comparada ao Mar Mediterrâneo por praticantes de esportes náuticos.

O desenvolvimento do turismo náutico é um dos principais desafios do Governo do Estado. Investimentos de R$135.82 (US$ 85) milhões do Prodetur Nacional serão aplicados na melhoraria da infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos. A construção de atracadouros e píeres, além de outras intervenções que compreendem itens como capacitação profissional e melhoramento dos equipamentos turísticos, visam transformar a baía na principal zona turística do estado.