Esporte

BARCOS DA REGATA C. MARITIME TRANSAT CHEGAM HOJE À TARDE EM SALVADOR

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| 30/10/2011 às 07:28
David Raison lidera prova com barco de bico redondo, revolucionário
Foto: CHMTRANSAT
 
  • - David Raison (747 - TeamWork Innovation) deverá cruzar a linha de chegada em Salvador, amanhã.
  • - Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier) atual 2o. Lugar, enfrentando problemas, perde terreno para o 3o colocado, Bertrand Delesne (754 - Zone Large)
  • - Batalha entre os pretendentes à vitória na categoria de barcos de Série, Gwénolé Gahinet (455 - Asso Watever-gwenolegahinet.com) assumiu a liderança hoje de manhã.

Informe: Não é novidade que David Raison (747 - TeamWork Evolution) continua implacavelmente mais rápido que o resto da frota. A novidade é que David Raison está escrevendo um incrível página da história da arquitetura naval de competição em alto mar...

A chegada de David Raison à Baía de todos os Santos em Salvador-BA, está prevista para hoje. Ele acumulou mais de 100 milhas de vantagem sobre o segundo lugar, Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier) que, enfrentando problemas técnicos, corre o risco de ser « atropelado » por Bertrand Delesne (754 - Zone Large) no largo da costa brasileira.

Em Série, é uma luta incessante, a menos de 800 milhas da chegada. Gwénolé Gahinet (455 - Asso Watever-gwenolegahinet.com) mantém a liderança desde hoje de manhã, na frente de Benoit Mariette (599 - Odalys Vacances) e de Clément Bouyssou (514 - Douet Distribution).
Mas nada está decidido. Longe disso!


O antes e o depois: Transat 6,50 2011!


Enquanto muitos olhares estão voltados, nesse fim de semana, para a largada da regata transatlântica Jacques Vabre, no Havre e para a Volvo Ocean Race em Alicante, é na Baía de todos os Santos, em Salvador-BA que acontecerá um grande evento, uma consagração, uma pequena revolução.

David Raison em seu 747 - TeamWork Evolution - mesmo se uma prova só termina após o cruzamento da linha de chegada - tem tudo para conseguir reconhecimento no planeta da arquitetura naval do universo da competição em alto mar. David subiu todos os degraus, desde 2010, relativos a esse conceito arquitetônico tão particular.

Se David realmente vencer essa edição 2011 da Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50, a repercussão será meteórica! Uma vitória "de respeito" visto que essa edição 2011 passou por todos os equemas meteorológicos possíveis com uma primeira etapa complicada e uma segunda etapa também complexa até o encontro com os alísios do hemisfério Sul.

David prova, com seu projeto Raison, ao terminar a primeira etapa em segundo lugar e provávelmente em primeiro lugar na segunda etapa, que esse modelo de nariz arredondado e essa forma atípica de casco poderão ditar as regras daqui para a frente. É impossível não destacar e evidenciar essa abordagem arquitetônica que passou por todas as etapas obrigatórias, desde o desenho do projeto, a construção, até as competições de qualificação.


Na água, se David Raison está conseguindo manter sua progressão rumo a Salvador, ele o fez ao abrir boa vantagem sobre o segundo lugar, Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier). 118 milhas os separam mas o que chama a atenção é a velocidade anormal de Thomas. Enquanto Thomas navega com 2 nós, Bertrand Delesne (754 - Zone Large) exibe nervosos 6,84 nós.

O segundo lugar na classificação geral dos protótipos da edição 2009 avança contra Thomas que sem dúvida, está enfrentando algum problema. A Direção da prova, durante a  seção BLU do dia, solicitou que o 787 acionasse sua baliza verde para saber se a situação estava sob controle, coisa que foi feita na correria. Portanto Thomas enfrenta realmente problemas  e trabalha na busca de uma solução. Mas não há dúvidas de que as 30 milhas que os separam de Bertrand estão em vias de derreter como a neve sob o sol escaldante. É horrível passar por tal situação a apenas 300 milhas da chegada...

A vela é um esporte mecânico e tudo pode acontecer até os últimos metros antes da linha de chegada. Um pouco mais atrás, o quarto colocado - Antoine Rioux (800 - Festival des Pains) está hoje, a 70 milhas do 3o. Lugar, ou seja 9 milhas a menos que às 6h UTC - é a batalha! Um grupo de seis raivosos navega com alguns em contato visual. É Jorg Riechers (753 - Mare.de) que retomou a frente desses obstinados por volta das 10 UTC, entre os quais, temos por ordem de colocação: Lucas Schroder (509 - Brunel), Lucas Montagne (618 - Ong Conseil), Etienne David (679 - TeamWork), Guillaume Le Brec (667 - Occamat/ATD) e Etienne Bertrand (802 -  Chasseur de primes).


Casco a casco...


Como dito anteriormente, se a vitória entre os protótipos será linda, é interessant notar o que acontece nesse momento entre os barcos de série! Gwénolé Gahinet (455 - Asso Watever-gwenolegahinet.com) surfa na liderança e se oferece o luxo de abrir vantagem sobre Benoit Mariette (599 - Odalys Vacances), entre dois levantamentos. 3,79 milhas ao meio-dia contra 1,88 milhas hoje de manhã... Mixaria poderíamos dizer? Em 4 horas podemos dizer que é uma boa média após 2.200 milhas de regata.

É agora que qualquer vantagem faz a diferença. Benoit em 2o lugar, Clément Bouyssou (435 - Douet Distribution) em 3o., Vincent Kerbouriou (CGGVeritas) em 4o., Davy Beaudart (674 - Innovea Environnement) em 5o., Pierre Brasseur (552 - Voiles Ocean) em 6o., todos se mantêm em 17 milhas. A má notícia é, sem dúvida, a queda na classificação de Jean-Marie Oger (774 - Brazil Forest-E. Leclerc) 9o. Na classificação do dia que está a 40 milhas do líder. Logo ele que ficou por algum tempo entre o Top 3... Jean-Marie, além de seu stop forçado em La Coruña, na primeira etapa, enfrenta novos problemas de ordem elétrica e está sem piloto. À 804 milhas de Salvador e sem piloto, a estrada se tornará mais longa.

Agora, a disputa se acirra entre os primeiros da frota! Mágico... Incrível ! Após 2.300 milhas de corrida, eles são quatorze em 60 milhas e seis em 20 milhas ! Quem vencerá? Difícil dizer...Na reta final tudo dependerá do tempo de reação, dos ajustes e afinamentos, da observação do plano d'água, da gestão do cansaço, da vigilância do barco e do controle do material que navega com a mesma amura (ndr, amura bombordo, ou seja com o vento vindo da esquerda) há 500 ou 600 milhas. O "erro" não será perdoado... Alguma vez ele já foi? Boa pergunta...


ETA (Hora estimada de chegada) e recorde...


David Raison (747 - TeamWork Evolution) é esperado para hpje, na entrada da Baía de Salvador-BA, no Terminal Náutico. Mas em que horário? Boa pergunta visto que a entrada da Baía estará sujeita à extensas áreas de obstrução, que terminam, geralmente, mais próximo e os competidores chegam ao largo com vento de través ou três quartos atrás. É difícil precisar o horário de chegada...
 
É preciso lembrar que a corrente tradicional chega pela proa ou de popa em função das marés. As chegadas normalmente ocorrem por volta de 14UTC, 18h UTC, 20h UTC na entrada da Baía l'entrée de la Baie (- 2h com relação ao horário francês). O recorde atual da 2a. Etapa pertence a Yves Le Blévec em 2007 com 17 dias 06 horas 36 minutos e 02 segundos. Sendo assim, David deverá chegar antes das 19h06 UTC para garantir, além da vitória, o recorde da  2e etapa da Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50.


Notícias de...

  • - Aymeric Chappellier (788 - La Tortue de l'Aquarium de La Rochelle) enfrenta um problema de rótula de pé de mastro de pied de mât (ndr, peça que mantém o mastro sobre a coberta). Ele conseguiu improvisar um conserto e espera que esse «quebra galho» aguente firme até Salvador a 722 milhas de onde ele está.
  • - Rémi Fermin (741 - Boréal) está confiante com sua mastreação de fortuna... Ele enfrentou nas últimas 24 horas, um temporal com rajadas e seu dispositivo está aguentando firme.
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Classificação dos Protótipos em 29/10/2011 às 12h00 (hora francesa) - 33 inscritos

1. David Raison (747 - TeamWork Evolution) a 255,81 milhas da chegada

2. Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier) a 118,76 milhas do líder

3. Bertrand Delesne (754 - Zone large) a 148,05 milhas do líder


Classificação dos barcos de Série em 29/10/2011 às 12h00 (hora francesa) - 46 inscritos

1. Gwénolé Gahinet (455 - Asso Watever-gwenolegahinet.com) a 766,81 milhas da chegada

2. Benoit Mariette (599 - Odalys Vacances) a 3,79 milhas do líder

3. Clément Bouyssou (514 - Douet distribution) a 9,87 milhas do líder