Clément Bouyssou puxa a fila!
Dentro de 24 horas, poderemos assistir, na liderança dos barcos de série, o mesmo cenário desenhado por David Raison, inalcançavel na frente de todos os protótipos. Benoit Mariette (599 - Odalys Vacances), bem calçado sobre a rota direta, parece estar em condições de contar com o ganho de umas doze milhas de vantagem para garantir suas chances de conquistar um bom lugar no pódio de Salvador na Bahia. Não estava prevista, entre os caprichos do Pot au Noir, nitidamente mais alto esse ano, contra os competidores da Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50, uma nova deflagração, na noite passada, de importantes fenômenos tempestuosos sobre a área de evolução dos líderes da frota.
Com rajadas violentas de mais de 45 nós, as belas trajetórias de aproximação, sonhadas pelos solitários foram novamente se desintegrando com as tentativas sem êxito em « orçadas », no objetivo de ganhar em sudoeste, para retomar a rota direta e se afastar dessas longitudes Leste assombradas por temporais. Essa grandes manobras, mais uma vez redistribuiram as cartas em 24 horas, entre os competidores do grupo dos 10.
O nome do líder hoje é Clément Bouyssou (514 - Douet Distribution), recompensado por um habilidoso deslocamento para o oeste, para a tristeza de Benoit Mariette, rechaçado para a 4a. Posição e que assiste a volta, em sua esteira, de Davy Beaudart (674 - Innovea Environnement), decidido a defender com unhas e dentes as suas chances de subir no pódio, no grande sprint final que se anuncia. Vincent Kerbouriou (435 - CGGVeritas), cansado de contemplar, há muitos dias, o painel de popa de seu camarada Bouyssou, começou a surfar sob o vento do líder. Bordo com bordo, os dois jovens marinheiros, orgulhosos da façanha realizada em detrimento de Mariette, calibram permanentemente suas velocidades respectivas e prometem dar cada vez mais trabalho aos perseguidores de apetite exacerbado. Isso nos leva a pensar em Jean-Marie Oger (774 - Brazil Forest-E.Leclerc), detentor do 3o. Lugar hoje, nos fazendo esquecer sua decepcionante classificação em Fuchal (45o.). Também se destaca o holandês Robert Rosen Jacobson (602 - NED602), um jovem arrojado que comemorou há alguns dias, suas 57 primaveras. A menos de 10 milhas do painel de popa da dupla líder Bouyssou-Kerbouriou, ele exibe a cada dia e sem complexo, suas novas ambições. Todo esse pequeno universo irá, a partir de amanhã pela manhã, sofrer uma virada. O alísio de sudeste proporcionará enfim, belas acelerações com ventos de 15 nós. Motivo de sobra para "soltar os cavalos" e partir em disparada, contribuindo para a virada dessa classificação extraordinariamente indecisa da Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50.
Quem pode ao pódio na Bahia?
Enquanto, como dito anteriormente, os lugares do pódio final da categoria Série, estão totalmente em aberto, o dos protótipos, já pode contar, com a presença de um único nome: o do impressionante David Raison, do qual o TeamWork Evolution (747) justifica, todo o seu potencial teórico, e que de um ponto de vista puramente marítimo e espotivo, ganha a cada dia um pouco mais de admiração. Com a qualidade da esteira desenhada desde Funchal, capacidade de suportar a pressão e de manter o rítmo... ele constrói, a cada momento, os contornos de um incontestável sucesso. Pelo través da ilha de Fernando de Noronha, David já pode sentir as primeiras fragâncias sul-americanas. A Bahia está apenas a aproximadamente 670 milhas, ou seja, com a velocidade atual, a um pouco mais de três dias de mar e de prazer.
Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier), perdeu mais uma vez, algumas milhas com relação a David Raison, mas não perde de vista sua pequena calculadora mental. 8o. lugar em Funchal, ele sabe que, depois do abandono de Sébastien Rogues (716 - Eole Generation-GDF SUEZ), no dia 19 de outubro último, ele tem boas chances de descolar um bom resultado na Bahia.
Ele explora o seu projeto Manuard com autoridade e ponderação, sempre alerta ao avanço de seus predecessores na classificação geral, o alemão Jorg Riechers (753 - Mare.de) e o Suiço Etienne David (679 - TeamWork), 9o. e 6o lugares, e no momento, sensívelmente afastados. Bertrand Delesne (754 - Zone Large) também largou o leste, na noite passada. « Beber » soube surfar, na frente do surpreendente Antoine Rioux (800 - Festival des Pains) que acaba de passar para o hemisfério sul na 4ª. posição. O próximo na classificação provisória não é ninguém mais que Lucas Montagne (618 - ONG Conseil), ex-presidente da Classe Mini, que realiza um autêntica performance com sua opção bem mais ao oeste do pelotão. O conjunto da frota de Protótipos encomprida-se, enfim, na aproximação do equador sob a ameaça das últimas rajadas violentas. A eles o alísio e a velocidade de deixar rastro de espuma. A eles, desejamos o prazer de conduzir os seus fabulosos Minis rumo ao sol da Bahia.
O Italiano Sergio Frattaruolo (769 ) Bologna in Oceano) está em Mindelo no Cabo Verde. Bruno Simonnet (744 - El Nono) se juntará a ele em breve.
Classificação dos Protótipos em 27/10/2011 às 12h00 (hora francesa) - 33 inscritos
1. David Raison (747 - TeamWork Evolution) a 678,87 milhas da chegada
2. Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier) a 73,88 milhas do líder
3. Bertrand Delesne (754 - Zone large) a 134,47 milhas do líder
Classificação dos barcos de Série em 27/10/2011 às 12h00 (hora francesa) - 46 inscritos
1.Clément Bouyssou (514 - Douet distribution) a 1 112,29 milhas da chegada
2. Vincent Kerbouriou (435 - CGGVeritas) a 0,5 milhas do líder
3. Jean Marie Oger (774 - Brazil Forest - E.Leclerc) a 4,81 milhas do líder