Dar tempo ao tempo!
Por hora, ela rouba a cena dessa incrível competição nas duas categorias, Série e Protótipos dessa Charente Maritime/Bahia Transat 6,50. Essa impressionante área de instabilidade tempestuosa, que decidiu passar uns dias exatamente sobre a rota dos solitários, desde a passagem pela chicane cabo-verdiana.
Os especialistas a dividem em duas partes, das quais os limites podem ser observados através da leitura da cartografia da prova. Das Ilhas do Cabo Verde até a posição de Marie Duvignac (660 - Christophe Josse Paris), foi um mar desordenado, varrido por rajadas com mais de 50 nós sob golpes de ventos, seguidas de surpreendentes períodos de calmaria, que enfrentaram, desde a noite passada e até agora, os competidores nessa região. As trajetórias, traçadas em pouca velocidade, são irregulares, sujeitas aos bordos de « salve-se quem puder » virados pelos competidores em busca da preservação do material e de sua própria segurança.
Os danos materiais marcam esses difíceis episódios. Estamos aguardando notícias precisas de Fabienne Robin (708 - Horoquartz) ou Scott Cavanough (797 - brainchild.org.au). A massa tempestuosa proveniente de Sierra Leone bloqueia o estabelecimento do alísio nas áreas imediatamente próximas ao equador e se orienta em direção ao Sul, na verdade Sul/Sudoeste. A cabeça da frota navega está navegando à bolina, um pouco bombordo, um pouco estibordo, tentando ganhar em direção ao sul, sob um céu baixo e carregado onde pipocam aqui e acolá, violentas e danosas tempestades.
O boletim meteorológico do dia, enviado por Denis Hugues e a direção da prova, através das ondas longas de Naya (ex Mônaco Rádio) não servirá de bálsamo para o coração. A rota em direção aos alísios de Sudeste está, por hora, barrado por uma nova área de instabilidade tempestuosa que promete se reforçar a partir da manhã de quarta-feira. No menu, para a cabeça das duas frotas, Série e Protótipos, serão servidos, rajadas, calmaria, ventos irregulares em força e direção.
O caminho rumo ao equador ainda é longo e desde já podemos afirmar que os concorrentes da edição 2011 da Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 enfrentam um dos piores « pot au noir » da história da prova, que levou Denis Hugues, o diretor da competição a dizer: « Eu nunca vi um esquema parecido... »
Nesse dia de muita tensão nervosa, o espírito de competição se faz muito presente e as trajetórias dos líderes revelam a capacidade de discernimento dos solitários para conservar, nesse marasmo meteorológico, lucidez e pertinência na escolha da rota. David Raison (747 - TeamWork Evolution) tenta surfar, através das viradas de bordo calculadas entre, seus dois adversários cada vez mais próximos, e o Brasil. Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier) e Bertrand Delesne (754 - Zone Large) aproveitaram essa recolocação do líder ao Oeste para recuperarem umas vinte milhas, reduzindo seus déficits respectivos de 11 e 29 milhas, no levantamento do meio-dia. A salvação está em um ganho máximo ao Sudoeste, antes que a área de instabilidade, a caminho desde a costa africana, não os aprisonem em uma calmaria nas proximidades imediatas do Equador. O fluxo de Sudoeste que ainda castiga a região, poderá, após uma nova virada de bordo, levar Thomas Normand para um pouco mais perto de David Raison. Antoine Rioux (800 - Festival des pains), notável nas posições avançadas desde Funchal, surfa no Oeste em 4o. lugar seguido por Lucas Montagne (618 - ONG Conseil), em sua não menos excelente 5a. posição. Um deslocamento pouco ortodoxo, se o alísio estivesse presente, mas que na confusão meteorológica atual está ainda por vir, seria um escolha interessante a ser levada em conta.
Benoit Mariette (599 - Odalys Vacances) e Vincent Kerbouriou (435 - CGGVeritas) não se separam mais. Eles surfaram durante toda a noite no Sudeste para virar hoje de manhã após o escassear do vento. Foi assim que eles abriram por alguns momentos, uma pequena vantagem em relação a dois outros pretendentes ao pódio baiano, Clément Bouyssou (514 - Douet Distribution) e Davy Beaudart (674 - Innovea Environnement) que tinham escolhido de deflagrar suas viradas para o Oeste no início da noite passada. As rotas de nossos quatro jovens mosqueteiros convergem novamente nessa tarde. A caça aos líderes é feita na retaguarda por dois grupos distintos: o primeiro, onde temos Jean-Marie Oger (774 - Brazil Forest-E.Leclerc) e Gwénolé Gahinet,(455- Asso Watever-gwenolegahinet.com) que foi para o Oeste acompanhado por notáveis Cyril Hoebler (512 - Ocearium du Croisic) (8o. !) e Benoit Laurière (5o. !) (539 - teamkalonig.com) e o grupetto oriental no qual figuram Pierre Brasseur (552 - Voiles Ocean), Nicolas Groux (796 - Couvac) e Fabrice Sorin (781 - Cartoffset) que ultrapassou sem nem olhar, o grande animador da semana passada, Eric Llull (566 - Noble Cocoa). Agora em 14o., Eric avança com velocidades comparadas aos de seus adversários diretos. O holandês Robert Rosen Jacobson (602 - NED602) comemora seu 57o. Anviersário com uma confortável 9a. Posição.
Marie Duvignac consertou seu leme. Após diversas horas de luta e motivada por uma determinação inabalável, a jovem navegadora consertou seu leme e retomou uma proa coerente. Sem novidade alarmante de Fabienne Robin (nenhum sinal emitido por sua baliza), nós podemos imaginar que a navegadora suportou a pane sob as rajadas. A direção da prova está questionando também a situação do australiano Scott Cavanough do qual a velocidade não passa de dois nós. O Italiano Sergio Ftrattaruollo (769 - Bologna in oceano) não deu notícias. Ele parece estar se dirigindo em direção de Praia na Ilha de Santiago no Cabo Verde, de onde ele dará, talvez, alguns esclarecimentos sobre o que aconteceu com ele.
Classificação dos Protótipos em 24/10/2011 às 12h00 (hora francesa) - 33 inscritos
1. David Raison (747 - TeamWork Evolution) a 1.274,17 milhas da chegada
2. Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier) a 10,99 milhas do líder
3. Bertrand Delesne (754 - Zone large) a 28,79 milhas do líder
Classificação dos Barcos de Série em 24/10/2011 às 12h00 (hora francesa) - 46 inscritos
1. Benoit Mariette (599 - Odalys Vacances) à 1.403,36 milhas da chegada
2. Vincent Kerbouriou (435 - CGGVeritas) à 4,12 milhas do líder
3. Clément Bouyssou (514 - Douet distribution) à 5,06 milhas do líder