A definição da tabela da Copa do Mundo 2014 divulgada ontem (20) pela Fifa foi avaliada como positiva pelo secretário estadual da Comunicação, Robinson Almeida. Os seis jogos que serão realizados em Salvador, segundo ele, coloca a Bahia no topo das cidades-sedes que mais abrigarão partidas da competição, com exceção do Rio de Janeiro e Brasília; soma-se ao número de jogos o fato de a Bahia sediar um jogo das oitavas-de-final e um das quartas-de-final.
Nas oitavas e quartas-de-final, só se classificam as seleções mais qualificadas tecnicamente, pois as de maior qualidade são as que seguem na competição.
O período em que Salvador estará recebendo os jogos das seleções, de 13 de junho, data do primeiro jogo, a 5 de julho, também é extremamente positivo, pois garantirá maior visibilidade à capital baiana ao longo da Copa de 2014, atraindo um maior número de turistas e dinamizando a economia como um todo, tanto no comércio e serviços como na área de turismo.
Cabeças-de-chave
Na avaliação do secretário, na primeira fase da competição, a Bahia receberá três seleções cabeças-de-chave, o que significa a vinda de seleções de qualidade. "Poucas cidades-sedes terão igual número", destacou. "Vamos receber a seleção principal do grupo B1, que em geral é a segunda seleção mais importante do ranking da Fifa", avalia o secretário.
"Nós não podemos afirmar, mas tudo indica que teremos seguramente, aqui, na Arena Fonte Nova, uma seleção do porte da Espanha".
Ao analisar a distribuição dos jogos, Robinson Almeida observa, ainda, que teremos, no mínimo, nove seleções jogando em Salvador, podendo chegar a onze, a depender dos competidores quepassarem para as oitavas e quartas-de-final.
"Embora torçamos pelo êxito da Seleção Brasileira, caso ela se classifique apenas em segundo lugar na sua chave, teremos a nossa equipe jogando em Salvador nas quartas-de-final no dia 5 de julho". O secretário lembra que algumas decisões que ainda serão tomadas pela Fifa podem favorecer Salvador, a exemplo da indicação da cidade onde será realizado o sorteio das chaves da Copa de 2014, que ocorrerá em dezembro de 2013. Para ele, no conjunto, a capital baiana foi muito bem contemplada na definição do calendário dos jogos.
Em relação à Copa das Confederações, o secretário de Comunicação do Governo da Bahia ressaltou que o governador Jaques Wagner já garantiu que a Arena Fonte Nova estará pronta para sediar os jogos dessa copa, conforme anúncio da Fifa, que exigiu alguns condicionantes para a participação da Bahia nesta competição. A Copa das Confederações acontecerá de 15 a 30 de junho de 2013 e funciona como uma prévia da Copa de 2014.
O secretário estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello, resume de forma positiva a participação da Bahia na Copa do Mundo de 2014. "Estamos disputando duas copas - a do espetáculo e a do legado, que irá abrir uma janela de oportunidades e que resultará em benefícios sociais, econômicos e turísticos para a Bahia e sua população".