Esporte

ERIC LLULL LIDERA REGATA CHARENTE-MARITIME BAHIA TRANSAT ATÉ SALVADOR

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| 21/10/2011 às 11:27

  (REGATA Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50) Depois do Cabo Verde, e se não contarmos o arquipélago de Fernando da Noronha,  agora são mais de 2.000 km de deserto Atlântico que esperam os solitários no final dessa primeira e muito movimentada semana na segunda etapa da prova. Uma difícil seleção foi feita nas duas categorias com alguns abandonos como o de Sébastien Rogues (716 - Eole Environnement-GDF SUEZ) ontem  a noite.
 
Os problemas mecânicos tão temidos, fez sua cota de estragos na frota e muitos competidores vão « mancando» até Salvador na Bahia. com Sébastien Rogues fora do jogo,  a briga pela vitória final entre os protótipos promete ser mais difícil que nunca, enquanto os tenores dos veleiros de Série reunidos em uma mão cheia de milhas estão todos em condições de alimentar suas sortes

Novo líder em Série


Nós já vimos essa comemoração na última terça-feira: Eric Llull (566 - Noble Cocoa) desfruta novamente do posto de líder que ele acaba de reconquistar após um habilidoso contorno pelo leste da ilha de São Nicolau. Enquanto o pelotão se entulhava no gargalo de São Vicente, Eric privilegiou a velocidade e surfou ao vento da ilha, ganhando a possibilidade de passar, hoje na frente de toda a frota.
 
Extraordinário! Ele aproveitou uma séria diminuição de velocidade provocada por uma combinação complexa de regimes de vento perturbados, sempre tempestuosos e pelas famosas sombras de vento dos altos cumes como o de Fogo e seus 2.829 metros de altitude. Davy Beaudart (674 - Innovea Environnement) reaparece também, após alguns dias de isolamento em sua rota ocidental, e conquista uma boa posição. Ele está o mais próximo da rota direta ao mesmo tempo em que gerência em seu oeste toda a longitude para encarar o trecho de bravura de veraneio na rota da Bahia, o sombrio Pot au Noir.

A frota dos 43 veleiros de Série fara uma aproximação bem agrupada: 14 competidores, e dos bons, estão em mais ou menos trinta milhas e vão convergir juntos para um ponto teórico de passagem entre os 27 e 29 graus de longitude oeste. Bruno Simonnet (744 - El Nono) em um absoluto terceiro lugar, é uma bela surpresa desse início de prova. Ele « ganhou » na noite passada, uma dezena de milhas na frente de « clientes » também afiados como Benoit Mariette (599 - Odalys Vacances), Vincent Kerbouriou (435 - CGG Veritas), Renaud Mary (535 - runo.fr), Gwénolé Gahinet (455- Asso Watever-gwenolegahinet.com) ou Pierre Brasseur (552 - Voiles Ocean), todos, mais ou menos presos na noite passada, em um marasmo meteorológico opaco que banha o arquipélago caboverdiano. A anunciada redistribuição das cartas, especialmente notável em Série, fez a alegria do holandês Robert Rosen Jacobson (606 - NED 602) que entrou, assim como Fabrice Sorin (781 -  Cartoffset), no Top 10.


Normand conserva sua posição, opção de velocidade por Raison

O único competidor a ter surfado, na noite passada, entre as ilhas de Santiago e Fogo, David Raison e seu surpreendente protótipo (747 - TeamWork Evolution) souberam conservar ao vento das ilhas, um pouco mais de pressão que o restante da frota, desprezando por hora, a decalagem em lateral criada em relação aos líderes. À cerca de 150 km no leste da veloz dupla da liderança Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier) e Bertand Delesne (754 - Zone Large), David parece estar preocupado somente com sua velocidade, apressado para sair das ilhas. Ele tenta ganhar no sul, o mais rápido possível, em direção, espera ele, dos regimes de vento melhor estabelecidos. O fluxo de nordeste que varre  a área continua perturbado por causa de fenômenos tempestuosos que deflagram fortes golpes de vento, muitas vezes violentos. A despeito de seus camaradas de prova, o skipper de TeamWork Evolution espreita agora, os sinais anunciadores da Zona de Convergência Intertropical, que esse ano, deverá estar revolta em latitudes bem ano norte.. David é, após a desistência triste de Sébastien Rogues, um favorito para a vitória final no Brasil. Ele avança nesse momento sozinho em uma rota eficiente à 16 milhas do novo líder, o jovem Thomas Normand. Thomas cruzou, no meio da noite, na frente da proa do projeto Manuard de Bertand Delesne para se apossar do comando da prova.. Uma magnífica navegação do jovem Thomas que parece ter vivido a primeira etapa com um bom galope de treinamento.. O brilhante trio da comissão de frente criou a vantagem mais significativa desde a largada de Funchal.  O quarto colocado do dia, o excelente Granvillais Antoine Rioux (800 - Festival des Pains), está à mais de 48 milhas do trio. Ele deverá cruzar durante a noite o alemão Jorg Riechers (753 - Mare.de) que retornou de uma rota mais ortodoxa para apostar tudo e tentar garantir a vitória. Mais de 53 milhas o separa do líder... Mas, com um Pot au Noir em cruzeiro, acima dos 10 graus de latitude Norte, convém mais do que nunca, a todos os pretendentes ao pódio bahiano, não perder tempo em rota e criar uma vantagem significativa assim que possível. Os posicionamentos de uns e de outros mostram claramente que todos têm hoje na cabeça, esse famoso Pot au Noir que poderá deixar uns escaparem para melhor segurar os outros...


Mindelo nas paradas de insucessos

Mindelo na ilha de São Vicente, continuará por alguns dias, acolhendo os azarados da Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50: Logo, o jovem Brendan Archin (757 - Association La Touline), encontrará Mathieu Claveau (405 - Okoume Les Chevaux du Beal) vítima do mal endêmico nessa etapa: um problema de leme. Já no local, Aurélien Ducroz (417 - Nissan) tenta consertar o seu enquanto o espanhol Jorge Luis Madden (636 - Samsara)será obrigado encontrar um pois perdeu o seu. Jorge também deverá consertar sua relutante célula a combustível em Mindelo. Ainda na lista das panes de leme, é Jean-Claude Guillonneau (473 - Zerline) que informou a um barco de escolta sobre a sua parada para consertar uma ferragem quebrada. A baixa velocidade de Amaury François (697 - Groupe Qualitel) que deu meia-volta e se aproxima de Mindelo profetiza mai uma parada. A direção da prova, contatou um veleiro de escolta que acaba de informar que Amaury tieve um leme arrancado e uma parte do painel de popa danificada.


Classificação dos Protótipos em 20/10/2011 às 12h00 (hora francesa) - 33 inscritos

1. Thomas Normand (787 - Financière de l'Echiquier) a 1 760,57 milhas da chegada

2. Bertrand Delesne (754 - Zone large) a 10,46 milhas do líder

3. David Raison (747 - TeamWork Evolution) a 16,61 milhas do líder


Classificação dos barcos de Série em 20/10/2011 à 12h00 (hora francesa) - 46 inscritos

1. Eric Llull (566 - Noble Cocoa)  a 1 856,66 milhas da chegada

2. Davy Beaudart (674 - Innovea Environnement) a 4,64 milhas do líder

3. Bruno Simonnet (