A Portuguesa está virtualmente promovida à Série A. Nesta terça-feira, o time rubro-verde virou para cima do Vitória por 3 a 2, pela 31ª rodada, alcançou os 64 pontos e está com seu acesso praticamente garantido à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O triunfo, inclusive, motivou os torcedores rubro-verdes desvirarem as faixas que permaneciam de cabeça para baixo como protesto pelos maus resultados dos últimos anos
A vitória da equipe rubro-verde deixou o time paulistano a 16 pontos do Sport, quinto colocado e primeiro fora do grupo de quatro clubes que estariam promovidos se a competição terminasse hoje. Ainda restam 21 pontos a serem disputados pelos participantes da segunda divisão nacional, mas a Portuguesa já atingiu pontuação superior ao América-MG de 2010, que fez 63 pontos e conquistou o acesso com a quarta colocação na Série B.
O Vitória, por sua vez, viu diminuírem suas chances de retornar à elite. Isso, porque, com a derrota, o time rubro-negro continuou a seis pontos do Americana, quarto colocado na competição, mas agora com menos partidas a disputar - apenas sete. Com 44 pontos, o clube baiano ficou com a nona posição e terá que se superar nas rodadas restantes para voltar à elite.
A Portuguesa volta a campo no próximo sábado, às 16h20 (de Brasília), contra o Americana, no Estádio Décio Vitta, em Americana. Já o Vitória recebe o Náutico, no Barradão, no mesmo dia e horário. Ambos os duelos serão válidos pela 32ª rodada.
O jogo
Apesar da ansiedade do torcedor rubro-verde, a Portuguesa começou mal na partida. Por isso, logo tomou o gol de um empolgado Vitória, que precisava do triunfo a qualquer custo para seguir vivo na briga por uma vaga no G-4 da Série B.
Aos 14min, Gilberto recebeu belo lançamento na área pelo lado esquerdo e, com categoria, tocou na saída do goleiro Weverton, que não foi feliz no lance e pediu desculpas aos seus defensores na sequência. Acuada, a Portuguesa deixou o nervosismo de lado após o tento sofrido e passou a recuperar a maior posse de bola.
Dez minutos após ver sua meta vazada, o time do Canindé reagiu e conseguiu o empate. Em jogada pela esquerda, Marcelo Cordeiro recebeu na área e tentou o chute cruzado. Por sorte, Henrique surgiu na trajetória da bola, desviou de carrinho e balançou o fundo das redes do Vitória.
Embalada, a Portuguesa continuou no ataque. E, aos 36min, Marcelo Cordeiro cobrou escanteio fechado e Leandro Silva, sozinho na pequena área, completou para virar a partida, incenciando a torcida rubro-verde que compareceu ao histórico estádio paulistano.
No segundo tempo, a equipe da capital paulista seguiu com moral e manteve a posse de bola no setor ofensivo. O Vitória tentava atuar nos contra-ataques, mas conter o ímpeto da principal equipe da Série B, com irretocável campanha que lhe dá o acesso com diversas rodadas de antecedência, era tarefa difícil.
Por isso, quando tudo se encaminhava para uma natural vitória da equipe da casa, Edno recebeu bola pela direita e bateu no ângulo, aos 39min, fazendo o terceiro do clube paulista e decretando o triunfo por 3 a 2 - Maurício descontou aos 43min, mas não foi o bastante para tirar os três pontos da Portuguesa e impedir o início de uma festa que não deve ter data para terminar.