Trinta e dois anos depois da criação da prova, a 17ª. edição da Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 partiu em 25 de setembro de Fort Boyard, na França, em direção ao Brasil, mais precisamente para Salvador, capital da Bahia, com mais de 70 embarcações.
Ex Mini-Transat, a prova reúne a cada dois anos navegadores famosos e desconhecidos, de todas as nacionalidades, num espírito de solidariedade, de ajuda e respeito. São cerca de 14 nacionalidades representadas. " Enfrentar o Atlântico dentro de uma casca de nozes " é uma boa imagem, exemplificou Daniel Gilard, primeiro vencedor dessa Transatlântica, sobre seu Petit Dauphin.
Ele não sabia exatamente o que poderia esperar dessa regata quando decidiu seguir a idéia de Bob Salmon, em 1977. Mais o desafio torna-se real, e a Mini-Transat conquistou seu título de nobreza sobre o vento que sopra nas outras regatas como : a Rota do Run, Transat Inglesa e Vendée Globe, esta última, destinação final para alguns que viveram a experiência na versão Mini.
Regata em solitário sem assistência exterior, barco de 6,50 metros de largura e o oceano Atlântico, esses são os três ingredientes dessa competição. A largada foi dada no Fort Boyard, em Charente-Maritime (França), no dia 25 de setembro. Os barcos começaram a chegar em Funchal, na Ilha da Madeira (Portugal), no dia 1º de outubro e a previsão de chegada na capital baiana é fim de outubro/ inicio de novembro