Com um gol do volante Paulinho na segunda etapa, o Corinthians bateu o Cruzeiro por 1 a 0, no estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), e mantém a liderança do Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro ainda desperdiçou um pênalti com o argentino Montillo. Na segunda etapa, o cruzeirense Elber subiu e dividiu com Edenílson. O árbitro Pablo dos Santos Alves marcou um pênalti polêmico. Por reclamação, o técnico Tite foi expulso.
Com o resultado, a equipe de Parque São Jorge mantém a liderança da competição com 54 pontos. O Botafogo, que venceu o Atlético-PR por 2 a 0, está com 52 pontos e um jogo a menos.
O Cruzeiro continua sem vencer no returno da competição. O único técnico a triunfar com a equipe mineira foi Joel Santana, hoje no Bahia. O último êxito cruzeirense foi no dia 28 de agosto, no clássico contra o Atlético-MG. Há onze partidas sem vencer, o time de Belo Horizonte estacionou nos 31 pontos.
Na próxima rodada, o Corinthians vai enfrentar o Inter, no Beira-Rio. O Cruzeiro recebe o Atlético-PR.
O JOGO
A partida na primeira etapa foi marcada pelas chances perdidas. Apesar da cadência imposta por Cruzeiro e Corinthians, ambos os times criaram oportunidades para marcar.
O técnico Vagner Mancini começou com uma formação mais cautelosa. O treinador da equipe mineira colocou três volantes --Fabrício, Marquinhos Paraná e Charles. Com isso, o meia argentino Montillo tinha mais liberdade para criar as jogadas ofensivas. Outra válvula de escape do time da Toca da Raposa era o lateral esquerdo Everton. Aos 20min, o jogador cruzou na área, mas o atacante Keirrison, livre, finalizou mal.
Aos 33min, o Corinthians respondeu com uma cabeçada de Paulo André. O goleiro Fábio fez bela defesa e impediu o tento paulista. A equipe de Parque São Jorge ainda tomou dois sustos, quando Keirrison e Montillo apareceram livres na cara do goleiro Júlio César, em duas oportunidades. Em ambos os lances, no entanto, o impedimento já havia sido assinalado.
Em uma dividida com Alessandro, Everton levou a pior e foi substituído por Diego Renan. Aos 46min, Montillo deu belo passe para Keirrison. O atacante, porém, demorou para chutar e o zagueiro Leandro Castán conseguiu colocar a bola para escanteio.
Por causa da chance desperdiçada no fim da etapa inicial, a torcida cruzeirense começou a pedir o atacante Anselmo Ramon no lugar de Keirrison. O comandante cruzeirense atendeu o apelo e realizou a alteração.
O ritmo no segundo tempo continuou cadenciado. Porém, as chances de gol rarearam. O zagueiro Léo, do time de Belo Horizonte, assustou o goleiro Júlio César com uma cabeçada que passou próxima à trave corintiana.
Aos 20min, a zaga do Cruzeiro deu bobeira e deixou o meia Alex livre. O jogador invadiu a área e tocou no meio para Paulinho. O volante bateu de direita e fez o gol da partida.
Treze minutos depois, Elber, que entrou no lugar do volante Charles, dividiu uma bola na área com Edenílson, substituto de Willian. O cruzeirense caiu e o árbitro Pablo dos Santos Alves marcou pênalti. Montillo bateu por cima e desperdiçou a chance do empate. O técnico Tite, do Corinthians, por reclamação, foi expulso.
O atacante Wellington Paulista ainda cabeceou uma bola à queima-roupa e Júlio César fez uma bela defesa para impedir a igualdade no marcador.