Esporte

THIAGO CAMILO QUEBRA HEGEMONIA DE CACÁ BUENO E VENCE STOCK KAR SSA

vide
| 04/09/2011 às 15:00
Thiago Camilo no pódio da Bahia
Foto: A Tarde

Ele não precisava de pontos para se garantir na SuperFinal 2011, mas Thiago Camilo não quis nem saber. O líder da temporada acelerou fundo, contou com uma grande estratégia da equipe RCM Motorsport - comandada pelo engenheiro André Bragantini - e conquistou sua terceira vitória na temporada: ele já havia comemorado em Curitiba e na Corrida do Milhão, em São Paulo.
 

Essa é a primeira vez que um piloto consegue atingir três triunfos em apenas uma temporada, desde a adoção das máquinas V8. Thiago chegou a sua 11ª vitória na carreira na principal categoria do automobilismo brasileiro e garantiu 225 pontos nos playoffs.


Com o resultado da etapa baiana, os dez classificados para a SuperFinal 2011 são: Thiago Camilo (225 pontos), Max Wilson (220), Átila Abreu (216), Cacá Bueno (214), Ricardo Maurício (212), Popó Bueno (210), Marcos Gomes (209), Daniel Serra (208), Allam Khodair (207)e Duda Pamplona (206).



Como foi a corrida

Na largada, Max Wilson - que havia largado na segunda colocação - conseguiu ultrapassar Ricardo Sperafico, que ficou com a segunda posição. O tricampeão Cacá Bueno ficou com a terceira colocação. Mas logo na primeira volta, o carioca usou toda a sua experiência, conquistou o segundo lugar e passou a pressionais Max.

Com todos os 32 carros na pista, o traçado baiano parecia ainda mais estreito. E Júlio Campos, dono do carro 4, bateu na primeira volta e, pela primeira vez, colocou o carro de segurança em ação. Ele ficou no circuito de rua por quatro voltas até a bandeira verde.


Na sétima volta, Cacá Bueno ousou e conquistou a ponta da etapa baiana. Em uma curva aberta, o dono do carro 0 da RBR passou por fora e ultrapassou o carro 65 da RC. Logo após a ultrapassagem, Max entrou nos boxes e Ricardo Sperafico herdou a segunda posição da corrida.


Marcos Gomes errou a curva e bateu no muro de proteção ainda na oitava volta. Com isso, o carro de segurança entrou mais uma vez na pista. Na hora de tirar o carro e o piloto da pista, o motor do carro 80 teve um início de incêndio, que logo foi controlado pela equipe de resgate. A batida de Marquinhos contra o muro de proteção foi tão forte, que um caminhão teve que reposicionar os placar de concreto da mureta.


Após oito voltas, o carro de segurança saiu da pista e Cacá Bueno continuou na ponta. Na relargada, Daniel Serra assumiu a segunda colocação e Allam Khodair ficou com o terceiro lugar. Na volta 16, o líder Cacá foi para os boxes para o reabastecimento e perdeu a ponta da prova baiana para o companheiro de equipe, Serrinha.


O dono do carro 29 também parou nos boxes e Rodrigo Sperafico - que ainda não tinha parado nos boxes - assumiu a ponta da corrida, seguido de perto por Tuka Rocha e Thiago Camilo. Na vigésima primeira volta, Luciano Burti e Alceu Feldmann mostraram toda a sua experiência e ultrapassaram Rodrigo Navarro. Na curva seguinte, Navarro foi atingido por Diego Nunes e abandonou a prova.


Com 24 voltas, o líder Rodrigo Navarro parou nos boxes e Tuka Rocha herdou a ponta da etapa de Salvador. Mas o líder do campeonato, Thiago Camilo, partiu forte para cima do dono 25 da Vogel Motorsport. Após um grande susto na etapa do Rio de Janeiro, essa era a primeira vez que Tuka liderava uma corrida da Stock Car.

Com a grande ajuda do botão de ultrapassagem, Thiago Camilo acabou com as esperanças de Tuka. O líder do campeonato - com 122 pontos - assumiu a primeira colocação na 26ª volta.


Na 29ª volta, Xandinho Negrão rodou na curva, bateu firme no muro de proteção e acabou parando no meio da pista. Com a suspensão quebrada, o dono do carro 99 não conseguiu tirar o carro do traçado e teve que ser guinchado.

Mas enquanto alguns tinham problemas, outros aceleravam fundo. Na 32ª volta, Tuka Rocha acabou ultrapassado por Átila Abreu e perdeu sua chance de subir pela primeira vez no pódio da principal categoria do automobilismo brasileiro.

Mas ninguém conseguiu ultrapassar Thiago Camilo, que venceu sua terceira corrida no ano - a 11ª na carreira - e atingiu os 225 pontos para a SuperFinal.  Max Wilson, dono do carro 65 da RC, e Átila Abreu, da AMG Motorsport, completaram o pódio baiano.

Os playoffs contarão com quatro corridas: Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Londrina, no Paraná, Brasília e Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. As informações são do Globoesporte.com