Esporte

SELEÇÃO CONVOCADA POR MANO TEM CARA DE BLEFE, POR ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 18/08/2011 às 13:19
Leando Damião é a única boa novidade ainda a ser testado com Neymar
Foto: GP
Avaliando bem a convocação de Mano Menezes para o amistoso (arranjado) contra Gana, em Londres, no dia 5 de setembro, pergunto, meio atônito: Qualé a de Mano Menezes, o que ele quer de mermo?

Ora, se ele está preparando uma seleção para disputar a Copa de 2014, se quer de fato renovar,como alardeia, como se justifica continuar  apostando no goleiro Júlio Cesar, já fora de forma, superado, e que estará na copa com 35 anos?  

Ora, ele convoca sempre o Jeferson, do Botafogo, um goleiraço, mão não lhe dá uma chance sequer como titular. Será pela cor? Porque tem gente na CBF que acredita, ainda, que goleiro de pele escura não dá certo na seleção. Essa baboseira preconceituosa vem dos tempos do grande Barbosa, na Copa de 1950.

Insistir com Lúcio na zaga, já em fim de carreira, chegando atrasado nos lances, como mostrou na Copa América e vem mostrando na Inter de Milão, cada jogo... é brincadeira. Na copa, Lucio estará com 36 anos.

Então, por que não renovar, dar logo chances e experiência a David Luis, a Dedé, um zagueiraço de mais de 1m90?


No meio campo, o treinador não sabe o que quer, troca de nomes a cada jogo e não consegue, por isso, dar um esquema, um padrão de jogo ao time. É ali, nesse setor, que o time pulsa, raciocina o jogo, há de ter entrosamento.  

Vai  jogar com volantes duros, marcadores, um, dois, três? Com volantes armadores, mais habilidosos, um pela direita outro pela esquerda?  Vamos manter Ganso, um jogador diferenciado,  até que ele encaixe, volte a jogar com confiança, pegue ritmo?  

Ninguém entendeu a desconvocação de Ramires (um dos melhores na Copa América) e a manutenção, a insistência com Lucas (o lourinho pegador), Elias, Fernandinho, Luis Gustavo , quem são?

Outra coisa que é bom ficar bem claro: Ronaldinho Gaúcho, que vem atuando bem pelo Flamengo embora não seja mais aquele de antigamente, terá 35 anos feitos em 2014. Vale a pena arriscar nele? Terá pernas? Mais e muito importante: no Flamengo de Luxemburgo Ronaldinho não joga de meia, mas atua de ponta-de-lança, encostando no centroavante, bem próximo da área adversária,  como fazem Neymar, Robinho, Pato no Milan etc...  Há muito tempo Ronaldinho não atua de meia, voltando para buscar a bola e armar o jogo.  Acorda, Mano!

No ataque, mais indefinições. Ele quer um centroavante de toque, leve, veloz, ou quer um  pivô daqueles que fustigam a zaga, que usam bem o corpo, cabeceiam, trombam e sabem jogar?

Tem que definir logo o que quer e o nome do atacante que vai fazer dupla com Neymar (titular absoluto, a despeito da máscara e da queda de produção no Santos) e escalar o cara, insistir para que se entrose, para que casem, um saiba onde está o outro.  Hulk é um tanque, tem muita força mas pouca imaginação.  Pato, mais leve e inteligente, parece um meninão bobo que nunca amadurece.

A opção pelo jovem, alto, forte, cebeceador, goleador e malandro Leandro Damião me parece, no momento, a mais correta. Se vai dar certo, será o ideal ... a gente só vai saber vendo-o em campo duas, três, quatro vezes ao lado de Neymar.

Quanto mais passa o tempo em indefinições, a seleção sem padrão e jogando à base de individualidades... mas cresce o nome de Felipão nas bocas, nos microfones, nos corredores suspeitos da CBF.

Um  tropeço desse time indefinido e amorfo de Mano Menezes contra um desses ‘sparrigns' arranjados, e ...  vamos ter de suportar a marra, a cara amarrada, os trompaços e o jeitão de becão gaúcho do Felipão, de novo. Felipão tem um modo de pensar e de ver o jogo bem diferente de  Mano, que é polido, bem falante, maneiro, mas... tem se mostrado inseguro, sem saber direito o que quer, ou sem saber impor aquilo que deseja aos jogadores. Mano ainda não tem, não conseguiu formar uma equipe, suas experiências de time não deram liga, ainda.

E Gana não é bem um adversário de tradição, não é parâmetro. Uma goleada sobre Gana fará bem, claro, mas não quer dizer nada para quem tem objetivos maiores, obrigação (?) d ser ganhar a Copa que será disputada em gramados brasileiros (se assim o Criador quiser).