Esporte

CHOCOLATE ALEMÃO COM SABOR AMARGO AOS CANARINHOS, P ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 10/08/2011 às 21:01
Bola de um lado, Júlio César de joelhos no outro, e o grigão vibrando
Foto: Reuters
O fim de semana do torcedor baiano começa na noite de sexta, quando o Vitória enfrenta no Barradão o bom time do Americana em busca de pontos para encostar no grupo dos quatro melhores, a meta do clube para voltar à primeira divisão paroano.
O treinador Benazzi, recém-chegado, teve uns dias de treinamento para conhecer melhor o plantel e já acena com mudanças, algumas forçadas.

Nino Paraíba deve voltar à lateral direita, a zaga treinou com Gabriel e Leo Fortunato e Fernandinho é dúvida na lateral esquerda. O meio campo pode vir com três marcadores - Ze Luis, Ueliton e Esdras ou Renan; Lúcio Flávio ficaria na armação, encostando no ataque, que não contará com Neto Baiano. Marquinhos terá outro companheiro na frente.

Os jogadores têm conversado muito entre si e com Benazzi e há um compromisso de ganhar os pontos que restam nessas quatro últimas rodadas da primeira fase da competição: depois do Americana, o rubronegro joga contra o Criciúma e São Caetano (fora de casa) e contra o Asa no Barradão.
O time baiano não pode mais bobear porque os primeiros estão se distanciando e o único objetivo é a classificação, o retorno à Série A, já, este ano, senão ... É hora de a torcida chegar junto, apoiar, empurrar o time.
*

Pituaço no domingo

Já pela ‘primeirona', o Bahia enfreneta o Inter, o Colorado de Porto Alegre na boca da noite do domingo, em Pituaçu, casa cheia. Jogão, um clássico. O time gaúcho merece respeito: tem Kleber, Guiñazu, Andrezinho, D'Alessandro e o perigoso atacante Leandro Damião. Está bem à frente do Bahia na tabela.

Ao time baiano resta encarar, jogar como time grande, sem covardia. O eficiente zagueiro Titi está fora da partida, pois pertence ao Inter e está emprestado ao tricolor. Thiego deve jogar ao lado de Paulo Miranda. Espera-se que o treinador Renê Simões dê mais consistência ao setor de meio campo, para que o Colorado não fique com a bola a maior parte do jogo. A grande expectativa do torcedor é pela volta do meia atacante Carlos Alberto, talentoso, mas que tem jogado pouco. Na frente, a dupla Jobson/ Reinaldo tem agradado.

Todos os ingredientes para um jogão de bola. O Bahia precisa pontuar, ganhar, jogar bem para se firmar como grande time de primeira divisão como reza a sua história. A meta é encostar nos primeiros colocados e se afastar cada vez mais dos quatro últimos. Vencendo domingo ganha embalo e aplaca a inquietação de parte da torcida que costuma pegar no pé de alguns jogadores e do treinador, sempre.


*
Chocolate alemão

A seleção brasileira que Mano Menezes prepara com olhos na Copa do Mundo de 2014 continua sem vencer um grande time, sem jogar bem, sem convencer. Na tarde dessa quarta-feira, em Sttutgard, levou um passeio do jovem e bem dotado time da Alemanha e perdeu até de pouco : 3 x 2. O time em campo mostrou as falhas já vistas na Copa América: buracos na defesa, meio campo desarrumado, marcando mal e um ataque pouco produtivo.

A Alemanha dominou a partida desde a saída de bola, tocando de primeira, virando o jogo com inteligência, buscando brechas na defesa adversária, marcando duro em cima. Mano escalou o time com Ralf na frente da zaga e o novato Fernandinho em lugar do meia Ganso, preocupado com a marcação, fechadinho. O time explorava apenas os contragolpes puxados por Robinho ou Daniel Alves. Neymar, adoentado, meio sumido em campo e Pato a desperdiçar chances de gol.

Os gols saíram na segunda etapa. O primeiro de pênalti, convertido por Schweinsteigger ( é mole?), quando o time canarinho vivia seu melhor momento na partida. O árbitro viu Lúcio calçar o atacante alemão que entrava na área fazendo fila: 1 x 0, aos 15'. A moçada de amarelo se perdeu e levou o segundo aos 21', um golaço do garoto Gotze, driblando Julio Cesar, depois de uma saída em falso de Lúcio que abriu espaço para uma tabela rápida dos atacantes alemães pelo miolo da defesa brasileira.

Os brasileiros diminuíram num contragolpe puxado pelo lateral baiano Daniel, atropelado dentro da área adversária: o juiz deu pênalti que Robinho bateu bem - 2 x 1, aos 25'. Mas os alemães eram donos da bola e ditavam o ritmo do jogo. Aos 34' André Santos cometeu um erro grosseiro, perdendo a pelota já dominada, dentro de sua área, e Shurlle fez 3 x 1, fácil, aos 35'. O Brasil diminuiu já no apagar das luzes, com um belo chute rasteiro de Neymar, de fora da área, uma das poucas boas jogadas do astro.
*
Se é preciso renovar, como tem feito a Alemanha, até quando Mano Menezes vai insistir com Lúcio (em claro fim de carreira), André Santos (limitadíssimo), Fred ...? o nosso meio campo continua indefinido, frouxo, sem marcação e sem criatividade ... O time de Mano não encaixou ainda. O time não empolga, não dá confiança, a despeito dos bons jogadores. Às vezes irrita o modo displicente de alguns em campo. Há muito tempo o nosso futebol não é mais o melhor do mundo, vamos cair na real.
**
Copa nas bocas

O tempo voa e a Copa de 2014 se aproxima . O horizonte continua nublado. Fora alguns estádios, com as obras em ritmo aceitável, o resto é blábláblá, olho gordo nas gordas verbas, muita politicagem e ... pouco tem acontecido de concreto no âmbito da infraestrutura das cidades-sedes do evento, como Salvador, por exemplo.

Semana passada o governo anunciou a decisão de construir uma perna de metrô ligando Lauro de Freitas /Aeroporto /Iguatemi/Paralela até a Rótula do Abacaxi, onde o tal trem do amanhã deve se encontrar com a outra parte do metrô , a tal etapa de légua e meia que nuuunca entra nos trilhos e que levará (quem?) até a estação da Lapa, passando bem em frente de Arena Fonte Nova, o palco da copa na cidade.
Será que rola? Até que comecem as obras, de fato, tem as fases de detalhamento de projetos, de aprovações, das questões ambientais e legais, das tais licitações, busca de recursos... e mais troca de prefeito, eleição pra governador... Vixe!

Aliás, essa proposta de metrô pela Paralela não é nova. Já fazia parte do projeto inicial, iniciado em 1999, que teria como primeira etapa a ligação Lapa/Pirajá, depois Pirajá/Cajazeira. Mas a zorra empacou no Bonocô e o tal ‘terem' só aparece feito assombração nos horários eleitorais gratuitos, em tempo de eleição, de dois em dois anos.

Como em 2012 teremos eleição para prefeito, então... O tempo se esvai, daí a pouco vamos ter de armengar tudo, fazer gato, puxar gambiarra... vai de qualquer jeito... E as verbas vão escapulir sem controle, sem prestação de contas, nada. Haja cangancha e decá o meu! Né assim?
*
Boca do povo

- Cê viu? parece que o governo vai de mermo botar o metrô na Paralela, para a Copa do Mundo!
- Peraí, você acredita? O metrô de légua e meia, lá no Bonocô, tem 12 anos de promessa e o trem nem foi pro trilho !
- Rapaz, agora é coisa de bilhão !
- Aí é onde mora o perigo! E vão detonar o canteiro da Paralela, tchau beleza, té logo árvore, gramado, adeus lagoa ...
- Imagina a desgraceira naquela Paralela e Iguatemi em obras, o miserê do tráfego... deus nos acuda!
- Coisa vai ser durante a Copa, com o movimento do Aeroporto e as obras intermináaaveis !
- Também... se até lá a zorra começar! Isso ainda dá muita zuada!
- Vai render é treta e muito voto ... paroano tem eleição...
- Ê lasqueira! E num é o quê!?