Apenas em seu sexto jogo como mandante no Campeonato Brasileiro o Bahia conseguiu vencer jogando Estádio Pituaçu. Neste domingo, o time tricolor derrotou o Figueirense por 3 a 1, com gols de Reinaldo, Ávine e Jones. Héber descontou para os visitantes
O resultado deixa a equipe baiana com 15 pontos na competição e alivia a situação do ameaçado técnico René Simões. O clube de Salvador encerra a 13ª rodada na 13ª colocação, a três pontos da zona do rebaixamento.
Já os catarinenses chegaram ao sexto jogo sem vitória e seguem em decadência, após bom início de Série A. No momento, o time é o 12º colocado, com 16 pontos.
Na próxima rodada, o Figueirense joga na quarta-feira, às 18h30 (de Brasília), em Florianópolis, contra o Botafogo; enquanto o Bahia mede forças com o São Paulo na quinta-feira, às 21h, no Morumbi.
O jogo
Beirando a zona do rebaixamento, o Bahia começou a partida pressionado para conquistar a sua primeira vitória como mandante no campeonato. Ainda abalado pelo gol de empate sofrido no último minuto em São Januário na última quinta-feira, quando esteve próximo de derrotar o Vasco fora de casa, o time tricolor não conseguia levar perigo ao Figueirense nos minutos iniciais.
A primeira boa oportunidade de abrir o placar foi dos visitantes, aos 23min, quando Júlio César chutou de longe e exigiu trabalho de Marcelo Lomba.
O Bahia respondeu aos 27min: depois da cobrança de escanteio da esquerda, Paulo Miranda cabeceou e Wilson fez boa intervenção. A partida era equilibrada e, aos 34min, Júlio Cesar cruzou na área para Wellington, que chutou forte para outra grande defesa de arqueiro do clube baiano.
Insistindo muito nas jogadas pelo meio, o clube da casa carecia de mais recursos, mas conseguiu sair vitoriso no primeiro tempo graças a uma falha da zaga adversária. Aos 44min, Ávine pegou sobra e arriscou o chute cruzado. A bola parou em Reinado, que girou o corpo e finalizou sem chances para Wilson.
A vantagem animou os baianos que iniciaram a segunda etapa melhores em campo, dominando a posse de bola. O Figueirense apenas levou algum perigo aos 18min, quando Júlio César viu o goleiro Marcelo Lomba adiantado e tentou um chute colocado, mas a bola saiu à direita da meta baiana.
Aos 29min, Ricardinho deu um belo passe para Ávine, que com um toque de cabeça marcou o segundo do Bahia. Parecia consolidado o fim do jejum de vitórias como mandante.
Os baianos, porém, passaaram sufoco nos últimos minutos. Aos 39min, Juninho chutou uma bola na trave e, aos 40min, Héber diminuiu, tocando para o fundo de gol após rebote de Marcelo Lomba.
Aos 45min, o empate quase veio pelos pés de Wellington Souza. Mas o Bahia selou a vitória aos 46min: Jones arrancou no campo de ataque, fez grande jogada e tocou na saída de Wilson.