Cesar Cielo confirmou o favoritismo, conquistou seu segundo ouro no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai - a primeira foi no nos 50 m borboleta - e selou a hegemonia nos 50 m livre. Superando o escândalo de doping que o envolveu antes da competição, o brasileiro sobrou e fez o tempo de 21s52 na manhã deste sábado.
A tranquilidade para conseguir o triunfo ficou evidente após a prova. Se depois de faturar no borboleta o nadador se emocionou muito e foi às lágrimas ainda na piscina, desta vez só sorriu e olhou para o telão para confirmar seu tempo.
De maneira surpreendente, o italiano Luca Dotto conquistou o segundo lugar na prova, com tempo de 21s90, seguido pelo francês Alain Bernard, com 21s92. Bruno Fratus, que fez o melhor tempo das semifinais e chegou a falar em uma dobradinha brasileira no pódio, chegou apenas no quinto lugar.
Fratus, aliás, nadou a final com a mesma bermuda que Cielo o emprestou na semi. Logo à frente do brasileiro ficou o americano Nathan Adrian, que, assim como nos 100 m livre, decepcionou por ser um dos favoritos a subir ao pódio.
Cielo, por sua vez, mantém a hegemonia da prova e, além de campeão olímpico e recordista mundial (20s91), torna-se bicampeão mundial, uma vez que venceu a prova em Roma 2009. O nadador de Santa Bárbara D'Oeste, porém, fracassou na defesa dos 100 m livre em Xangai e ficou apenas com o quarto lugar.
Cesar Cielo ainda pode conquistar mais uma medalha na China, na prova dos 4x100 m medley, cuja eliminatórias acontecem na noite deste sábado.