Esporte

HAMILTON VENCE GP DA ALEMANHA E FERRARI BOICOTA MASSA DE NOVO

vide
| 24/07/2011 às 12:07
O inglês Jamilton venceu o GP da Alemanha
Foto: EFE

Em uma corrida marcada por várias alternâncias na liderança, o inglês Lewis Hamilton conquistou sua segunda vitória na temporada da Fórmula 1 ao vencer o GP da Alemanha, neste domingo. Para tanto, o piloto da McLaren contou com um mau dia da Red Bull, que viu o pole position Mark Webber conseguir apenas na terceira posição e Sebastian Vettel ficar fora do pódio pela primeira vez na temporada (foi o quarto colocado).


O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, chegou na segunda posição, seguido por Webber. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, foi prejudicado pela equipe no pit stop da última volta e perdeu a quarta posição para Vettel, terminando em quinto. Com problemas de vazamento de óleo, o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, abandonou a prova.


A vitória em Nurburgring deixa Lewis Hamilton na terceira colocação da temporada, com 134 pontos, cinco atrás de Webber. Vettel continua tranquilo na liderança do Mundial, agora com 216 pontos. Fernando Alonso é quarto colocado com 130 pontos, enquanto Felipe Massa aparece na sexta posição com 62 pontos, atrás de Jenson Button, da McLaren, que abandonou a prova deste domingo.

Fim de semana para esquecer

Correndo em casa, Sebastian Vettel pretendia conquistar uma vitória diante de seus compatriotas. Contudo, já no treino classificatório do último sábado, o alemão conseguiu apenas o terceiro melhor tempo, ficando fora da primeira fila do grid de largada pela primeira vez no ano.

Já neste domingo, quebrou outro tabu, mas de forma negativa. Também pela primeira vez na temporada, não conseguiu um lugar no pódio - nas nove etapas anterior do Mundial em 2011, Vettel venceu seis e foi o segundo colocado em três.

A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada na Hungria, em 31 de julho.

A corrida

Logo na largada no Circuito de Nurburgring, a Red Bull deu mostras de que não teria o melhor de seus dias. Hamilton tomou a liderança de Webber, enquanto Vettel, ao tentar defender a terceira posição da investida de Felipe Massa, permitiu que Fernando Alonso fizesse a ultrapassagem.

Felipe Massa, por sua vez, ao tentar pular dois postos, acabou dando espaços para Nico Rosberg e caiu para sexto.

A briga entre Alonso e Vettel marcou o início da prova, sendo que o alemão, contando com um erro do adversário, chegou a recuperar a terceira posição, mas perdeu-a novamente para o espanhol na oitava volta.

Superado por Alonso, Vettel voltou a vacilar e foi ultrapassado de uma só vez por Nico Rosberg e Felipe Massa, rodando logo em seguida. Logo à frente, o brasileiro ainda roubaria a posição do piloto da Mercedes.

Já na disputa pela primeira fila, Hamilton errou na freada e foi ultrapassado por Webber. Entretanto, o piloto da McLaren fez uma manobra agressiva e recuperou a liderança, partindo para os boxes logo em seguida, assim como o australiano da Red Bull.

Na 32ª volta, Alonso, que manteve-se colado aos dois primeiros durante toda prova, assumiu a liderança, enquanto Webber tentou ultrapassar Hamilton, mas quase saiu da pista.

Após partir para os boxes, Alonso ainda conseguiu voltar à pista na liderança, mas foi questão de tempo para que Hamilton ultrapassasse o espanhol e assumisse a primeira colocação. Enquanto isso, Massa travava uma disputa pela quarta posição com Vettel. O alemão chegou a ultrapassar o brasileiro, mas errou e logo perdeu a colocação novamente.

Até o fim da prova, Massa conseguiria segurar o líder da temporada, mas na última volta, quando os dois foram para os boxes, a Ferrari foi mais lenta na troca de pneus e Vettel voltou na frente.

A partir da 52ª volta, Lewis Hamilton e Alonso foram para os boxes. Quem se beneficiou foi Mark Webber. Temporariamente. O australiano também partiu para o pit stop e viu o inglês e o espanhol assumirem as primeiras posições.

Hamilton manteve o domínio para vencer, enquanto Alonso chegou em segundo e Webber conseguiu voltar dos boxes para ficar com a terceira posição.

1º Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 60 voltas em 1h37min30s334
2º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 3.980
3º Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 9.788
4º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 47.921
5º Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 52.252
6º Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1min26s208
7º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8º Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
10º Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault) - a 1 volta
11º Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
12º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
13º Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1 volta
14º Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15º Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
16º Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus) - a 2 voltas
17º Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth) - a 3 voltas
18º Jérôme d''Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth) - a 3 voltas
19º Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
20º Karun Chandhok (IND/Team Lotus) - a 4 voltas