Esporte

SÃO FRANCISCO DO CONDE TEM BOM DESEMPENHO NA COPA SUB-17 2 DE JULHO

vide
| 14/07/2011 às 20:28
José Jorge (Rheca) destaca profissionalismo das equipes
Foto:
 

Nesta quinta-feira os garotos da seleção sub-17 de São Francisco do Conde venceram os mexicanos do Chivas Guadalajara pelo placar de 3 a 1, em amistoso realizado no estádio Junqueirão. A vitória da equipe sanfranciscana reflete o excelente momento que vem passando o futebol no município. O Chivas Guadalajara conseguiu este ano o feito de tornar-se o clube estrangeiro com melhor participação na Copa 2 de Julho. O São Francisco do Conde, com cinco vitórias, um empate e uma derrota (para o São Paulo, vice-campeão do ano passado), foi o segundo melhor baiano na competição, atrás apenas do Bahia, que chegou às semifinais.

A participação do time de base da seleção sanfranciscana na Copa 2 de Julho foi considerada um sucesso, não apenas porque os garotos chegaram às quartas de final, mas também porque serviu para mostrar que a estrutura montada no município para o futebol e outros esportes tem tudo para dar bons resultados e chamar a atenção nacional e até internacional. Esta é opinião, por exemplo do empresário Carlito Ruz, responsável pelo intercâmbio entre clubes do Brasil e do exterior, em torneios como o Dallas Cup (EUA) e a Copa de Marselha (França). Ele disse que ficou impressionado com o estádio municipal Junqueira Ayres, o Junqueirão, e com a estrutura oferecida aos clubes.


A opinião é compartilhada pelo técnico do Chivas, Alberto Coyote, ex-jogador da seleção do México por oito anos e que fez muito sucesso como meia no próprio Chivas. Coyote disse que de todos os campos em que o seu time se apresentou na Copa 2 de Julho o Junqueirão é o melhor. O mexicano elogiou também a qualidade do time sanfranciscano. Para ele os garotos de São Francisco do Conde são "habilidosos e jogam com muita responsabilidade e alguns um dia poderão estar em qualquer time do mundo", disse ele, explicando em seguida que a exceção é o Chivas Guadalajara, que só aceita atletas do próprio pais.


INVESTIMENTO E PROFISSIONALISMO


O jornalista e desportista sanfranciscano José Jorge Régis, conhecido como Rheca, disse que é preciso ressaltar a importância da participação da seleção de base do São Francisco do Conde em torneios como o 2 de Julho e em amistosos como o disputado com o Chivas Guadalajara. Para ele o ponto mais alto foi o profissionalismo e a organização demonstradas pelos dirigentes. Rheca diz que o esporte é o maior veículo de inclusão social do mundo e tais iniciativas proporcionam a oportunidade para os jovens, que passam a ter uma perspectiva profissional, além de ajudar a cidade, que ganha com o convívio nacional e internacional. "Gente que mexe com futebol no mundo todo fica com os olhos virados para São Francisco do Conde e esse é um lado positivo", diz ele.


Para o coordenador geral da seleção de futebol de São Francisco do Conde, Lindolfo Reina, o desempenho do grupo sub-17 na Copa 2 de Julho mostrou que o futebol sanfranciscano está no caminho certo. "Nosso futebol está crescendo, está sendo bem divulgado e isso ajuda a fortalecer o esporte local", ressalta Lindolfo, para quem essa caminhada ficou muito mais fácil graças ao apoio do poder público. "A prefeitura tem investido para valorizar o esporte e os atletas. A nossa estrutura é invejável e todo mundo que joga aqui sai elogiando", diz o dirigente.


Lindolfo Reina encerra lembrando que o desempenho de São Francisco do Conde foi um dos melhores entre os clubes iniciantes na Copa 2 de Julho. O time de garotos do município somou 15 pontos e fez 13 gols na competição, vencendo forças como o Cruzeiro (MG) e só perdendo para o São Paulo, um dos clubes mais poderosos do Brasil. "Depois de termos sido vice-campeões da Copa Metropolitana, a 2 de Julho serviu para mostrar que estamos prontos para encarar Bahia e Vitória no Campeonato Baiano no próximo mês", afirmou Lindolfo