vide
Maior patrimônio esportivo da região do agreste da Bahia, o Estádio Antônio Carneiro, mais conhecido como Carneirão, será totalmente recuperado. As obras de recuperação estrutural do Estádio Municipal serão iniciadas nesta quinta-feira, 14, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - SECEL e executadas pela empresa AMF Construtora.
O secretário de Cultura e Esporte, Luis Ornelas, ressalta que esta será uma obra de grande relevância não só para o município de Alagoinhas, mas para toda região e que não só os amantes do esporte ficarão satisfeitos com os resultados, mas toda a população, que ganha em breve mais um espaço de lazer revitalizado.
"Estas são obras muito esperadas pela comunidade de Alagoinhas e região e é mais uma conquista do Governo Paulo Cezar, junto à Caixa Econômica Federal. A obra será iniciada amanhã e a empresa já iniciou todo o processo de organização de equipamentos e é importante ressaltar essa que foi uma luta constante e até desacreditada por muitos. Não existia nem o projeto da infraestrutura do estádio, mas nós fizemos o que foi preciso e estamos aí dando início as obras de recuperação desse grande patrimônio estadual", destaca o secretário.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Paulo Henrique Ruschi, o cronograma de obra está estimado em doze meses e após a recuperação, o Carneirão poderá voltar a receber um número maior de torcedores e a arquibancada que se encontra hoje interditada volta a funcionar normalmente. "Vamos cuidar da parte estrutural e nesse processo, incorporar também a parte urbanística em torno do estádio. O grande objetivo da obra é devolver à população, a capacidade real de acomodação do estádio, que gira em torno de 30 mil pessoas, hoje limitada a 12 mil.
O prefeito foi feliz em fazer uma parceria com a Schincariol para também recuperar a praça existente nos arredores do estádio e acredito que será um lugar bastante utilizado não só pelos desportistas da região, mas para toda população", afirma o engenheiro.
Paulo Ruschi salienta que a decisão da Prefeitura de interditar uma parte da arquibancada do estádio foi correta. "Toda estrutura quando fica comprometida - e infelizmente temos um exemplo trágico da Fonte Nova em Salvador - é prudente que se limite para que a população tenha segurança e conforto", diz.
O secretário Luis Ornelas lembra que no ano passado, em 2010, toda a parte elétrica do estádio foi recuperada, e completa: "Queremos com esse trabalho dar mais vida ao Carneirão e evitar que aconteçam tragédias como as que já presenciamos". Nesta primeira etapa das obras, será realizada toda a limpeza do local, tanto das arquibancadas como também da parte inferior.