O Japão venceu a Suécia por 3 a 1, nesta quarta-feira, em Frankfurt, na Alemanha, e se classificou à final da Copa do Mundo feminina de futebol. Na decisão, a equipe asiática enfrentará os Estados Unidos, que bateram a França por 3 a 1 no outro duelo semifinal.
A Suécia saiu na frente aos 10min no primeiro tempo. Trabalhando a bola no campo de defesa, a capitã japonesa Sawa errou o passe e Öqvist roubou. A atacante sueca invadiu a área e bateu com força, por cima da goleira Kaihori, para abrir o placar.
O gol de empate do Japão saiu nove minutos depois. Miyama recebeu na esquerda e cruzou para a área. Kawasumi tentou finalizar, mas a bola bateu na zagueira sueca e enganou a goleira Lindahl, que não conseguiu impedir o empate japonês. Apesar disso, a juíza canadense Carol Anne Chenard deu o gol para a atacante.
Jogando com mais velocidade, a seleção japonesa dominava a partida e não dava espaços para a equipe sueca. Com isso, no segundo tempo, o Japão chegou ao gol da virada. Aos 14min, em novo cruzamento para a área, Lindahl tentou tirar de soco, mas não conseguiu afastar e a bola sobrou para Sawa, que tocou de cabeça, se redimindo do erro no lance do gol da Suécia.
Quatro minutos depois, o Japão aumentou a vantagem. Após um lançamento em profundidade, a goleira sueca saiu da área para afastar o perigo. Mas a bola ficou nos pés da atacante Kawasumi, que dominou e chutou do meio de campo para o gol vazio, marcando um golaço.
Com a vitória garantida, o Japão só precisou segurar a posse de bola para sair de campo classificado para a final. O jogo decisivo contra a seleção americana acontece no domingo, dia 17, em Frankfurt.