Começa na noite desta sexta-feira (1º) a 43ª edição da Copa América, o torneio de seleções mais antigo do planeta. No jogo de abertura, a dona da casa Argentina enfrenta a Bolívia numa das principais atrações da competição: o Estádio Único, em La Plata, a 60km da capital Buenos Aires. A estreia do Brasil, o atual bicampeão, ocorrerá lá, domingo (3), contra a Venezuela.
Outras sete cidades abrigarão partidas até 24 de julho: Córdoba, Mendoza, Santa Fé, San Juan, San Salvador de Jujuy, Salta e Buenos Aires, que só sediará a final. Nenhuma delas terá tantos confrontos quanto La Plata, que receberá seis duelos na sua moderníssima arena multiuso para 53 mil espectadores.
Em toda a América Latina, apenas o Estádio Único possui gramado removível, propagandeia seu site oficial. São 5.796 placas quadradas de 1,16m de extensão.
Empregam-se até 360 lâmpadas especiais numa técnica que acelera a fotossíntese da grama, já que o teto do estádio bloqueia parte da luz solar. As condições do campo são examinadas por aparelhos que enviam informações a um centro de monitoramento na Holanda, que analisa os cuidados necessários.
Existe ainda um gramado reserva, para impedir que eventuais danos do piso titular comprometam os jogos seguintes.
O placar eletrônico é simplesmente um telão de LED, com quatro lados, central, a 28m de altura. "Utilizado só no Japão e na Alemanha", gabam-se os responsáveis. O sistema de iluminação está adequado à televisão de alta definição.
Existem oito rampas de acesso de 10m de largura. "A evacuação total se realiza em sete minutos", anuncia a organização. Existem 5 mil vagas no estacionamento dentro do prédio.
Mais que um estádio
O Estádio Cidade de La Plata, conhecido como Único, surgiu para acolher os dois times de futebol de lá: Estudiantes e Gimnasia y Esgrima, que possuem pequenos e ultrapassados alçapões.
Em 1997, começou a construção, que parou devido a "problemas econômicos". Inaugurada em 7 de junho de 2003, a arena esperou cerca de cinco anos para retomar as obras de finalização e ganhar uma cobertura. Após gastos de cerca de 100 milhões de dólares, foi reaberta em 17 de fevereiro de 2011.
Disponível para outras modalidades esportivas, eventos culturais e espetáculos artísticos, o estádio teve show do U2 em 30 de março. Já anunciaram Aerosmith e Guns N'Roses para este ano.
A arena é coadministrada pelo Governo da Província de Buenos Aires e por uma fundação composta por dirigentes de Estudiantes e Gimnasia.