Daiane dos Santos voltou às competições oficiais no último final de semana, depois de ter ficado quase três anos afastada do esporte por conta de contusões e uma suspensão por doping. Após disputar no último final de semana no Troféu Brasil, a ginasta participou da gravação do programa Altas Horas, da Rede Globo, e disse ter vivido um retorno diferente.
Após a Olimpíada de Pequim, em 2008, Daiane amargou sucessivas lesões no joelho e cirurgias. Além disso, ela chegou a ficar cinco meses afastada de competições oficiais ao ser flagrada em um exame antidoping com a substância furosemida, um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Após todos os problemas, ela não escondeu a felicidade por ter voltado ao tablado.
"Tive alguns retornos na carreira, mas este foi diferente. Foram dois anos e meio longe de competições", declarou Daiane, que não escondeu o momento complicado, especialmente por causa do doping. "Foi a fase mais complicada da minha carreira, com uma coisa que inclusive não esperava que aconteceria na minha vida. Foi um descuido", acrescentou.
Perguntada se pensou em encerrar a carreira durante o período no qual esteve afastado das competições, Daiane não titubeou ao responder: "nunca pensei em parar de treinar ou em me aposentar. Se isso acontecesse, daria mais motivo para pensarem que me dopei intencionalmente", afirmou.
Daiane disse estar focada para a disputa do meeting de Natal, que será realizado entre os dias 23 e 26 de junho na capital potiguar. A prioridade da gaúcha, 28 anos, é o Pré-olímpico, na tentativa de disputar em Londres 2012 a sua terceira olimpíada, depois de ter competido em Atenas 2004 e Pequim 2008.