Jogando em casa, o Vitória voltou a tropeçar pela Serie B do Campeonato Brasileiro. O time, rebaixado da elite do futebol nacional no ano passado, vinha de derrota para o Icasa, fora de casa, e voltou a ser derrotado nesta sexta-feira, ao perder por 1 a 0 para o Guarani. O time paulista, com a vitória, chegou a cinco pontos, ultrapassou a equipe rubro-negra e vai dormir na quarta colocação.
Com o resultado, a equipe baiana permanece com três pontos, e termina a noite na 14° colocação, esperando o final da rodada para conhecer sua nova classicação no campeonato.
Na próxima rodada, o Vitória vai ao estado do Rio de Janeiro enfrentar o Duque de Caxias. O Guarani, por sua vez, pega o Ituiutaba no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
O jogo
Tendo que vencer, o Vitória, que jogava em casa e vinha de derrota, começou o jogo com maior pose de bola. O domínio, porém, era apenas aparente e era o Guarani a equipe mais perigosa.
O time de Campinas era quem ameaçava o gol da equipe do técnico Geninho e, aos 14min, Fernandão, numa das principais chances da primeira etapa, foi lançado pelo lado esquerdo da área e bateu com força para fora.
Mas nem as chances de gol do Guarani nem o mando de campo do Vitória garantiram a abertura do placar no primeiro tempo, que se encerrou com um 0 a 0, que não interessava ninguém. Na saída para o intervalo, o bugrino Leandro Carvalho, em entrevista, pregou maior marcação e apontou o contra-ataque como chave da vitória.
O segundo tempo não começou muito diferente do primeiro e o Vitória, mesmo jogando em casa, pouco ameaçava o gol do Guarani. Numa das vezes em que o time nordestino se aproximou do gol adversário, o atacante Rildo se jogou dentro da área, tentando cavar inutilmente um pênalti, aos 8min.
Quatro minutos depois, contudo, Fernandão, após cruzamento de Felipe, completou de cabeça, na entrada da pequena área, para o gol vazio, abrindo o placar para o Guarani.
Depois do gol, o Vitória tentou sair mais para o jogo. No contra-ataque, porém, o Guarani seguia levando perigo. Numas das jogadas em que o time paulista chegou mais perto do gol, o atacante Fabinho chutou (e errou) para o vazio, depois de receber a bola goleiro Fernando, que saiu jogando errado.
Fernando, que jogou no Bahia, principal rival do Vitória, chegou a ser vaiado pela torcida. Tentando mudar o panorama da partida, aos 20min Geninho colocou Felipe no lugar de Xuxa e sete minutos depois o treinador optou por Marcelo no lugar de Geovanni.
O Guarani, por sua vez, trocou Rafael Jataí por Dadá, enquanto Assisinho entrou no lugar de Fabinho. As substituições, porém, pouco mudaram o panorama da partida e o Guarani seguiu dominante, para desgosto da torcida do Vitória, que protestava nas arquibancadas com gritos de "queremos jogador".
Aos 36min do segundo tempo, Fernandão, o nome da partida, teve outra chance clara de marcar, mas desperdiçou, chutando por cima do gol. Quatro minutos depois, o time paulista teve outra chance clara, quando Assisinho chutou para em cima da zaga desperdiçando mais uma chance clara.
Outra chance do Guarani, a última da partida, veio com Denilson, aos 48min. O atacante desperçou a última chance da partida ao mandar a bola para fora.
Vitória 0 X 1 Guarani