Esporte

XÔ URUCUBACA: BAHIA PERDE AOS 43 MIN DO 2º TEMPO, POR ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 22/05/2011 às 22:03
Jogadores do América curtem o segundo gol contra o Bahia
Foto: Futura Press
O Bahia não foi feliz na estréia, em seu retorno à Primeira Divisão do futebol brasileiro, e perdeu por 2 x 1 para o América Mineiro, em Sete Lagoas, interior de Minas Gerais.

Foi-se também um tabu de nunca ter perdido para o adversário. Pior, a derrota foi de virada e com um gol aos 43 minutos do segundo tempo, num cochilo da zaga, o único, em bola alta cruzada, jogada que o América insistiu todo tempo. Xô urucubaca!

*

O tricolor fez um bom primeiro tempo, colocando a bola no chão, marcando bem, criando chances, com o domínio da bola e do campo nos primeiros 45 minutos. Na segunda etapa, o América reagiu, sufocou no início, mas o Bahia equilibrou e teve também chances de golear.

No entanto, foi o time mineiro que fez dois gols jogando com força, aplicado, mostrando-se melhor fisicamente e também bafejado pela sorte. Mais: o treinador Mauro Fernandes foi ousado nas substituições e muito feliz, porque os dois jogadores que colocou em campo no segundo tempo (Rodriguinho substituiu Irênio e Alessandro substituiu ELiandro) fizeram os gols decisivos.

Os lances:

Aos 10 minutos , Jobson tabelou com Souza e Lulinha bateu de frente, forte, para ótima defesa do veterano goleiro Flávio. Aos 16', novamente Lulinha bateu da entrada da área e a bola foi para fora. Aos 18', o América mostrou as garras: bola alçada, Fabio Jr brigou com a zaga, ganhou e bateu para fora. O gol saiu aos 20', em mais uma boa jogada de Lulinha, que foi calçado na área, a bola bateu no braço do defensor e o árbitro marcou o pênalti: Souza bateu bem e fez 1 x 0. Aos 36 e 37 minutos Souza teve boas chances e desperdiçou.

A América voltou diferente no segundo tempo, pressionando, marcando duro, abafando e ganhando as divididas no meio campo. O ‘coelho' teve duas chances claras de empatar até os três minutos. O empate veio aos 4', com um chutaço de Rodriguinho da entrada da área, acertando o ângulo.

O Bahia sentiu o golpe e o time mineiro criou mais duas boas chances aos 12 e 14 minutos, ensejando o goleiro estreante Lomba a aparecer bem. Só a partir dos 20 minutos o time baiano equilibrou o jogo no meio campo e voltou a atacar. Duas cabeçadas, uma de Thiego e outra de Souza tinham endereço certo, mas o goleiro Flávio Salvou aos 21 e 25 minutos.

Aos 28 minutos, quase Fabio Jr faz. O gol de vitória do América surgiu já aos 43 minutos: bola alçada na área, o zagueiro Tite raspou e a bola sobrou livre, dentro da pequena área, para Alessandro, que cutucou sem defesa, quando o empate parecia definitivo.

*

Destaques:

O goleiro Lomba estreou bem (mas não jogará contra o Flamengo, domingo próximo); o garoto Gabriel surpreendeu de lateral direito, Tite destacou-se na zaga, Fahel mostrou que sabe jogar na meia cancha, Lulinha arrebentou no primeiro tempo, enquanto teve fôlego, e Souza disputou um bom jogo.

O lateral Ávine jogou abaixo de suas possibilidades, parece fora de forma e de ritmo, e o buliçoso atacante Jóbson ciscou, ciscou mas não conseguiu uma só finalização. Camacho é limitado como armador. O treinador Renê Simões demorou um pouco de mexer no time, de substituir alguns jogadores cansados e pagou caro.

*

Domingo o Bahia enfrenta o Flamengo, em Pituaçu, com casa cheia, um jogo muito difícil pela frente, pois o campeão carioca tem Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, jogadores que desequilibram, exigem vigilância dura, e ainda um treinador que conhece bem o traçado da bola, o Wanderley Luxemburgo.

**

Na primeira rodada da Série A, alguns destaques:
O Flamengo enfiou 4 x 0 no Avaí; O atlético Mineiro venceu de 3 x 0 o xará Atlético do Paraná. Outro bom resultado conseguiu o São Paulo, que venceu o Fluminense, no Rio, por 2 x 0. E o Corinthians, em Porto Alegre, fez 2 x 1 de virada no Grêmio de Porto Alegre.

**

No Sábado, com poucos torcedores no Barradão, o Vitória começou bem sua jornada na Segundona, a Série B, ganhando por 1 x 0 do Vila Nova de Goiás.

Valeu pelos três pontos ganhos, isso é que conta na Série B, mas o rubro-negro não fez uma boa partida e o novo treinador, Geninho, que assume nesta segunda-feira, que viu tudo, promete mudanças e quer reforços.

O gol salvador aconteceu já aos 33 minutos do segundo tempo, após uma boa jogada de Rildo, na linha de fundo, que Neto Baiano completou. A torcida curtiu o resultado mas não gostou do time em campo e vaiou seu melhor atleta em campo, Elkeson, quando foi substituído.
*
O rubro-negro baiano enfrenta o tinhoso time do Icasa, sábado, no interior do Ceará, já sob a batuta do treinador Geninho, na segunda rodada.

*

Na primeira rodada da Série B, alguns times já mostraram que vão brigar pelas primeiras colocações :
A Portuguesa, Lusa do Canindé enfiou 4 x 0 no Náutico; a Ponte Preta de Campinas goleou por 5 x 0 o Asa de Arapiraca e o Guarany empatou com Criciuma lá em Santa Catarina: 2 x 2.

**

É só o começo, tem muita água pra rolar debaixo da ponte, mas começar vencendo dá moral, tranqüilidade, estimula o torcedor, evita maus presságios.
Daí, foi muito melhor, claro, a magra vitória rubro-negra no Barradão, sem convencer o torcedor, do que a derrota de virada sofrida pelo rival tricolor no interior de Minas - apesar de o time de Renê Simões ter mostrado progressos, tocando e tendo a posse de bola boa parte do tempo de jogo. De nada adianta atuar bem e perder.
Não é hora ainda de comemorar um possível êxito rubro-negro , a volta para a Série A. Calma. O Vitória é um bom candidato, claro. Tampouco é hora de o torcedor tricolor achar que o time está condenado a cair, de novo, para a segundona. Entendo que o time tende a crescer na competição, pelo que vi.
Bahia e Vitória vão precisar muito do apoio, da força e de energias positivas de seus torcedores. Não vai ser fácil. É só o começo.