vide
Souza faz sua melhor partida no Bahia e marca dois gols contra o Conquista
Foto: AE
Diante dos resultados da rodada desse final de semana, ficou definido: teremos mesmo uma final diferente de campeonato baiano neste ano de 2011.
O BaVi será um dos encontros da semifinal eliminatória. Semifinais que serão disputadas por quatro equipes em partidas, lá e cá : Bahia x Vitória e Bahia de Feira X Serrano - os primeiros colocados de cada grupo enfrentam os segundos colocados do outro grupo. Assim reza a tabela, o regulamento do campeonato.
Assim sendo, o primeiro Bavi já será disputado, então, no próximo domingo em Pituaçu. O Vitória tem a vantagem na disputa direta, joga por dois empates e faz o derradeiro jogo em casa, no Barradão, diante de sua fanática torcida. Isso tem peso no clássico. Um dos dois cai fora, só um vai à finalíssima disputar o título.
Portanto, nada de BaVi na final, como costuma acontecer. A final será disputado por um time da capital (Bahia ou Vitória) contra um time do interior (Bahia de Feira ou Serrano, de Conquista ), essa é a outra novidade. Teremos um time do interior disputando o titulo na finalíssima.
O Vitória, líder e com o maior somatório de pontos em toda a competição, tem a vantagem, sempre, de jogar por dois empates e fazer a derradeira partida em casa, no Barradão, seja qual for seu adversário.
O Bahia de Feira é o vice-lider da competição, logo depois do rubronegro, e também tem essas vantagens na disputa da semifinal contra o Serrano. O primeiro jogo entre os dois times do interior acontece também domingo, em Conquista. O time de Feira levará também essa vantagem à finalíssima, caso o adversário seja o Bahia, terceiro colocado em número de pontos, no geral do campeonato.
*
Clareando as ideias: até poderemos ter um Ba Vi, ou Vi Ba, na final, mas num encontro entre Vitória e Bahia de Feira (Capital x Interior). Assim, o jogo derradeiro decisivo será no Barradão.
Ou pode dar uma finalíssima BaBa , Bahia x Bahia de Feira (Capital x Interior), caso o tricolor da capital elimine o rival rubronegro nos dois jogos da semifinal. Nesse caso, o jogo decisivo derradeiro será no Joia da Princesa, pois o time feirense fez uma campanha melhor do que o tricolor da capital computando todo o certame.
Ou seja, Pituaçu não será o palco do jogo decisivo que definirá o campeão baiano de 2011.
*
Os jogos da rodada
Na boca da noite do sábado, o Vitória, já classificado com folga em primeiro lugar do grupo, enfrentou o Camaçari no Barradão com um time misto e não saiu do zero. Um público reduzido presenciou a partida que teve como destaque o pênalti (mais um) perdido pelo goleiro Viáfara - um chutão nas arquibancadas. No mais, um baba.
O rubronegro terminou essa etapa da competição com 16 pontos ganhos, 10 a mais do segundo colocado, o Serrano de Conquista, que empatou com o Feirense.
*
Já no domingo, valendo pela outra chave, o Bahia de Feira venceu bem, em casa, o Atlético de Alagoinhas ( 3 x 1 ) e classificou-se em primeiro do grupo, com 12 pontos ganhos.
*
O Bahia da capital goleou, em Pituaçu, o PP Vitória da Conquista, por 4 x 0, e chegou a 10 pontos ganhos, classificando-se em segundo lugar do grupo.
O jogo marcou a estréia do treinador Renê Simões à frente do tricolor.
O Bahia não fez um bom primeiro tempo, mas saiu para os vestiários com o placar favorável de 1 x 0, gol do meia Maurício, após uma jogada de linha de fundo do lateral Marcos.
No intervalo, Renê Simões ajustou o time no grito: exigiu uma marcação mais apertada no meio campo e compactou melhor a equipe, diminuindo os espaços entre a defesa e o ataque.
Já ao time de Vit´poria da Conquista restava partir para o ataque, tentar ganhar o jogo. Então, abriu-se na defesa, e ... o tricolor da Capital aproveitou.
Daí, o centroavante Souza desencantou, fazendo 2 x 1 depois de boa tabela com Camacho; e, minutos depois, o mesmo Souza fez 3 x 1 ao receber um passe açucarado de Robert, de cara para o gol. O quarto gol foi do garoto Rafael, depois de uma boa enfiada de bola de Camacho, ganhando na velocidade da zaga e tocando para as redes com categoria na saída do goleiro.
*
Foi um ótimo resultado, que, além de classificar o Bahia para as semifinais do ‘Baianão', dá moral para a equipe que segue para Curitiba, já nesta segunda, com a difícil missão de enfrentar o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, quarta-feira, jogo valendo pela Copa do Brasil. Para continuar na competição, o tricolor baiano precisa vencer... ou empatar fazendo dois gols ou mais.
Depois dessa parada indigesta, resta pegar o avião de volta, e descer em Salvador já focado no BaVi de domingo, em Pituaçu, pelas semifinais decisiva do Campeonato Baiano. Haja fôlego!
*
Enquanto isso... O Vitória passa a semana descansando, treinando, ajustando a equipe para a batalha do BaVi, o clássico maior do Norte e Nordeste, na espera. Emoções fortes!