vide
A cidade de Itaparica, na Ilha de mesmo nome situada na Baía de Todos os Santos, receberá, entre os dias 22 e 27 de março, cerca de oitenta velejadores de nove estados do país, que virão disputar o 38º Campeonato Norte e Nordeste da Classe Optimist, que tem status de competição nacional, já que é válido como seletiva para os campeonatos internacionais da categoria.
São meninos e meninas entre 07 e 15 anos de idade, mas, que levam muito a sério o esporte. A classe Optimist é reconhecida como uma das mais bem organizadas da vela de competição mundial e é o berço dos principais campeões olímpicos e mundiais de vela.
O campeonato promovido pela Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia - FENEB, sob supervisão da Confederação Brasileira de Vela e Motor - CBVM e Associação Brasileira da Classe Optimist - ABCO, apesar de ser um evento esportivo, ganha importância de evento turístico, no momento em que atrairá cerca de 200 pessoas diretamente envolvidas na competição, como velejadores, acompanhantes, familiares, técnicos e juízes, oriundos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, além dos baianos de Salvador.
"O objetivo de trazer este campeonato para Itaparica é desenvolver mais um pólo para sediar eventos de vela, aproveitando o enorme potencial do local, ainda muito pouco explorado", comenta Gerald Wicks, velejador e Presidente da FENEB. Para Wicks, Itaparica tem todas as condições para realizar excelentes campeonatos de vela, como vento constante o ano inteiro, águas límpidas e mornas e uma Marina que oferece boa infra-estrutura.
Com a realização de eventos como esses, que trilham o caminho aberto pela FENEB com a organização do bem sucedido Campeonato Baiano de Vela de Oceano, que tem Itaparica como sede, desde 2006, Itaparica começa a ser projetada no cenário da vela nacional, promovendo o esporte e turismo na região. "Estamos divulgando Itaparica e gerando boas notícias da Ilha para todo o país", avalia Arnaldo Pimenta, Vice-Presidente da FENEB.
Serão mais de dez dias de movimento na cidade de Itaparica em função do campeonato, já que os velejadores de outros estados costumam chegar antes para treinar e reconhecer a raia. Isso movimenta e gera demanda para hotéis, pousadas, restaurantes e comércio em geral. Com a realização de outros eventos em Itaparica, que estão nos planos da FENEB, a cidade aos poucos se transformará em um dos mais conhecidos locais para a prática da vela no país.
O 38º Campeonato Norte e Nordeste da Classe Optimist é uma realização da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia - FENEB e conta com o apoio da Prefeitura de Itaparica, Marina de Itaparica, Conder, Sudesb, Yacht Clube da Bahia e Aratu Iate Clube.